Capital da Cultura 2

 

 Em 15 de dezembro deste ano será escolhida a Capital Brasileira da Cultura 2007. O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC), e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O prazo para apresentação das candidaturas termina no dia 15 de novembro.

A cidade de Mossoró já é candidata ao título de Capital Brasileira da Cultura 2007. O anúncio foi feito pela prefeita, Fafá Rosado, durante a realização da 31ª Noite da Cultura, na cidade. Na ocasião, a prefeita explicou que a cidade que recebe o título passa a ser, no período de um ano, o centro das atenções nacionais e internacionais como referência da cultura brasileira. “Mossoró é uma cidade que respira cultura, valoriza seus feitos históricos e o seu patrimônio, material e imaterial”, destacou.

Com uma população de cerca de 200 habitantes, Mossoró é a segunda cidade mais importante do Estado do Rio Grande do Norte, depois da capital Natal. A cidade tem uma vida cultural e intelectual bastante ativa e destaca-se pela quantidade de livros editados, totalizando até hoje mais de 4.300 títulos, superando os grandes centros editoriais como São Paulo e Rio de Janeiro e tendo a maior bibliografia sobre secas do mundo, com cerca de 700 títulos.

O Auto da Liberdade, celebrado no mês setembro, é um dos espetáculos cênicos mais grandiosos e importantes do país, com cerca de 500 atores e cinco mil participantes, onde são mostradas as passagens mais emblemáticas da história da cidade tais como, o Motim das Mulheres, a Abolição dos Escravos e a Resistência a Lampião.

O nome da cidade provém dos primeiros habitantes da região os índios Monxorós. A cultura mossoroense tem como base as tradições e uma história muito rica. Mossoró antecipou-se em 5 anos à abolição da escravatura no Brasil, combateu o bando do cangaceiro Lampião, marcou a luta mundial dos movimentos feministas no início do século XX, sendo a pioneira na América Latina em ter primeira mulher inscrita como eleitora, a professora Celina Guimarães Viana, em 1927.

Com localização privilegiada entre duas capitais (Fortaleza e Natal), é conhecida como “a terra do sol, do sal e do petróleo”. Apesar de situar-se no sertão do semi-árido nordestino, possui acesso fácil às praias, sendo as mais famosas Tibau, Areia Branca, Upanema, Ponta do Mel e Morro Pintado.

No campo econômico Mossoró destaca-se como a maior produtora nacional de sal marinho e também por possuir mais de 3.500 poços de petróleo, produzindo 47 mil barris/dia, sendo o maior produtor de petróleo em terra do Brasil. No setor industrial, está presente o beneficiamento do algodão e da cera de carnaúba. O agro-negócio destaca-se pela fruticultura tropical irrigada e pela ovino-caprinocultura. É também responsável por 90% da produção brasileira de melão de excelente qualidade que é exportado para diversos países.

A Secretaria Municipal da Cidadania será o órgão responsável pela elaboração da candidatura de Mossoró ao título de Capital Brasileira da Cultura 2007.

A cidade de Olinda será a primeira Capital Brasileira da Cultura, em 2006.

A cidade que estiver interessada em apresentar a sua candidatura para concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura 2007 deverá solicitar à ONG CBC o respectivo Formulário de Candidatura. A solicitação deverá ser feita por escrito, via e-mail (info@capitalbrasileiradacultura.org) ou fax (11 5549-3840).

Compartilhar: