Atração Nacional – Elaine Bastos.

O Atração Nacional do próximo sábado, 24/12, véspera de Natal, destaca o trabalho musical da paranaense Elaine Bastos. O programa vai ao ar às 14h00, com produção e apresentação de Milton Oliveira.

Eliane Bastos é paranaense, nascida em Pitanga, em 1965. Atuante em seu Estado, ela já foi professora de iniciação musical na prefeitura de Maringá, Assessora Cultural na prefeitura de Pitanga e diretora da Associação dos Compositores do Estado do Paraná.

Participou da criação do Fórum de Música do Paraná, em 2005, e da estruturação da Cooperativa de Música do Paraná, instalada oficialmente em 2010. Tem formação superior em Pedagogia, curso concluído em 2000.

A música acompanha Eliane Bastos desde sempre. Nos anos noventa, participou de muitos festivais representando a empresa em que trabalhava, obtendo por duas vezes seguidas o primeiro lugar nos jogos do SENAI. Naquela década também atuou em bandas de baile, primeiro na Spuma, ainda em Pitanga, e depois na Energia Brasil, em Curitiba.

Em 1999, ela deu o ponta-pé inicial à sua carreira solo, lançando o CD Além de Mim. Em 2001, esteve uma temporada na Bélgica. Voltou aquele país em 2003 para nova temporada. Em 2005, lançou o CD Toda Essência, e participou da turnê de Demis Roussos no mês de outubro, gravando em dueto com o cantor Lost in Love, faixa incluída no DVD Live in Brazil, lançado no ano seguinte. E em 2010, Eliane lançou o EP De Volta Pra Casa, com cinco faixas, incluindo cançõesa em português e em grego.

Além da sua carreira solo, Eliane Bastos também atua em projetos paralelos. Desde 2000 é uma das vozes da Laiki Kompania, banda brasileira especializada em música popular grega, com um disco lançado em 2004. E em 2005, participou do CD Oceano Íntimo, do banda argentina Saviamanta.

Além de cantora, compositora, pedagoga e ativista cultural, ela também se dedica à literatura, mais firmemente aos contos. Em 2005, ficou em terceiro lugar no Concurso de Contos da UniBrasil, com o texto O Jardim da Casa Marrom. Eliane tem um ótimo domínio em línguas. Além do nosso velho e bom português, ela canta também em inglês, francês, espanhol e grego.

No programa, faixas dos três discos da carreira solo da cantora.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


vinte − dezoito =