Vem chegando o mês do Folclore

Essa semana começa o mês de agosto (quarta, dia 01), que é de certa forma quase todo dedicado ao Folclore no Brasil, sendo que aqui se comemora, no próximo dia 22 de agosto, a versão nacional da festa.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951,

 

“constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação”, o que faz que sua definição também seja” o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive”.

 

Folclore é o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo passado de geração em geração. A palavra Folclore vem do inglês pela junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria popular) significando sabedoria do povo. O Folclore no Brasil só começou a receber atenção da elite na metade do século XIX, durante o Romantismo. Naquela época, a cultura popular crescia na Europa e Estados Unidos e, baseados nesse interesse, estudiosos brasileiros como Celso de Magalhães e Sílvio Romero pesquisaram as manifestações folclóricas nativas e publicaram estudos. Vários artistas cultos começaram a colocar em suas obras elementos da cultura popular o que fazia parte de um projeto, estimulado pelo governo de Dom Pedro II, para construção de símbolos nacionalistas que poderiam contribuir para afirmação do Brasil entre as nações civilizadas.  O resultado de tudo isso foi que hoje o Folclore brasileiro se encontra em destaque. O Folclore alimenta o turismo cultural do Brasil e tornou-se instrumento de educação nas escolas.

O Portal Brasil cultura irá trazer, durante todo mês de agosto, um pouco dos costumes, lendas, crenças e festas populares brasileiras, que são transmitidos de geração em geração. Farto material para educadores, alunos, pesquisadores e quem mais se interessar pelas coisas da cultura brasileira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


4 × quatro =