Não pode faltar numa festa junina – Brincadeira para animar sua festa

Se você pretende fazer uma festa Junina, leia esta matéria do Portal Brasil Cultura com todas as dicas para as gostosas brincadeiras de sua festa.

 

– Correio elegante. Essa brincadeira não pode faltar. Candidatas para serem o correio é que não vão faltar!

 

– Óia a chuva! Claro que não podemos esquecer-nos das tradicionais músicas de um arraiá. Pula a fogueira, cai, cai balão, capelinha de melão, são hits que não podem faltar nas festas juninas. Providencie. Outra animada sugestão é levar música ao vivo!

 

Arrume seu par! Se há música, aproveite para organizar uma divertida quadrilha e todos vão querer relembrar os tempos de escola dançando na festa junina. Separe CDs de música sertaneja, forró e cantigas tradicionais de São João. Organize os pares e simborá pro caminho da roça!!

 

Confira essa lista de brincadeiras de festa junina e planeje seu evento

 

CORREIO ELEGANTE

Pode parecer antiquado na era das redes sociais, mas a brincadeira do correio elegante nunca sai de moda e sempre é diversão garantida.

 

Você pode organizar isso de maneira muito simples: crie um espaço onde possa posicionar equipamentos de som se quiser usar o método tradicional: microfone e alto-falantes. Se preferir, você também pode projetar as mensagens em um monitor visível no local para todo mundo.

 

Seja qual for sua escolha, organize a forma como as mensagens serão recebidas. A dica é preparar: fichas e canetas para que as pessoas escrevam suas mensagens e anotem o nome daquele que irá receber.

 

Você pode colocar uma urna no local para que as pessoas depositem as “cartas” e pronto: diversão na certa.

 

CADEIA

Ninguém está livre de cair nessa brincadeira. Para organizar o jogo da cadeia, você precisa reservar um espaço onde os presos ficam detidos até que paguem a prenda para se libertarem novamente. Funciona assim: a festa deve contar com um ou dois “policiais” que são responsáveis por manter a “ordem”.

 

Quando alguém solicita a prisão de um convidado, este é levado pela polícia até a “prisão”, onde deverá pagar alguma prenda para sair: contar uma piada, fazer uma dança, imitar um bicho, etc.

 

Outra opção de ele sair de lá é quando consegue atrair a atenção de algum amigo que aceita pagar sua “fiança”. Para animar a festa, você pode promover as primeiras prisões dos convidados que tiverem um perfil bastante festeiro, dali em diante o público conduzirá tudo sozinho.

 

CORRIDA DO MILHO

Uma atividade bastante divertida para fazer em festas juninas é a corrida do milho, que funciona da seguinte forma: você deve separar duas pistas, por meio de linhas paralelas e distantes, desenhadas no chão com giz ou fitas coloridas. Atrás de uma das linhas fica uma bacia ou outro recipiente contendo muitos grãos de milho.

 

Do outro lado da linha, os participantes precisam agir em dupla, correndo até a bacia com uma colher, que deve ficar cheia de milho. Após fazerem isso, as pessoas precisam voltar para o ponto de largada, onde colocarão o milho em um copo, segurado pelo parceiro. Quem encher o copo primeiro vence a corrida. Para que funcione direitinho, alguém deve ficar responsável por ajudar os participantes e conduzir as corridas, estimulando a competitividade e a torcida dos amigos que assistem.

 

BINGO

Bingo é o tipo de jogo que vai bem em qualquer festa popular. Para organizar o bingo na festa junina você pode começar disponibilizando cartelas com os números a todos que quiserem participar. Depois é necessário que uma pessoa cante as pedras com os números, ela deve sortear as pedras em um local visível para todos, como um palanque.

 

Para os prêmios há algumas possibilidades: você pode arrecadar várias coisas interessantes com patrocinadores ou, se não for o caso de patrocínio, poderá usar parte da verba para comprar alguns brindes. O tipo de prêmio vai depender do público-alvo do evento.

 

Dicas de prêmios: utensílios de cozinha, cestas de doces, vale-presente do comércio local, eletrônicos, ingressos para alguma atração cultural da cidade ou ainda vales para os convidados sorteados usarem nas outras atrações da festa. Por exemplo, acertar todos os números de uma linha da cartela pode premiar o sortudo com pontos para outras brincadeiras ou para comprar lanches e bebida. Se quiser saber como escolher o cardápio ideal para a festa junina, este artigo aqui lista várias opções.

 

BARRACA DO BEIJO

Mais uma brincadeira que pode render boas risadas e filas de participantes é a famosa barraca do beijo. Não precisa necessariamente ter alguém lá beijando os convidados, esta brincadeira pode ser um faz de conta, como uma imagem de uma celebridade de cada gênero em tamanho real para que a pessoa possa brincar que está beijando alguém famoso.

 

A dica aqui é ter alguém disponível com câmera em punhos para tirar fotos dos convidados durante o beijo e, assim, eles podem guardar uma lembrança divertida da festa.

 

JOGO DAS ARGOLAS

Para fazer o jogo das argolas, encha várias garrafas com água, amarrando-as no chão com cerca de um palmo de distância entre uma e outra. Depois, defina uma linha de arremesso para o público com mais ou menos um metro e meio de distância.

 

Cada competidor recebe uma quantidade de argolas para tentar acertar nas garrafas e ganha aquele que acertar a maior quantidade. Também é possível premiar aquele sortudo que conseguir acertar todas as argolas, claro.

 

Boca do palhaço

Uma brincadeira de tiro ao alvo é a boca do palhaço, em que os jogadores têm que arremessar bolinhas até as encaixarem dentro do buraco que representa a boca do palhaço. Quem acertar mais bolas vai ganhar mais pontos, logo, será o ganhador do jogo.

 

PESCARIA

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais das festas juninas e você pode facilmente incorporar no seu evento. Disponibilize uma caixa de areia larga para que várias pessoas possam participar ao mesmo tempo, este será o “mar” dos peixinhos.

 

Depois providencie os peixes de papel, plástico ou EVA com um pequeno furo para que os participantes consigam pescá-los.

 

Ganha aquele participante que pescar mais e deixar o maior número de peixinhos em uma bacia com papel picado ou areia.

 

CASAMENTO CAIPIRA

Também dá para atrair o público com a promessa de um casamento caipira, que nada mais é do que um casório falso, em que um padre de mentirinha precisa casar noivos de brincadeira. Para animar o casamento, um narrador deve falar a história do casal, incluindo ações como gravidez da noiva, tentativa de fuga do noivo e o que mais vier à cabeça do narrador.

 

QUADRILHA

E por fim não existe festa junina sem uma boa quadrilha. Os participantes dançam no ritmo de uma música típica caipira, seguindo as instruções de quem estiver narrando.

Com essas brincadeiras tão características você garante o sucesso do seu evento!

 

Precisa organizar um evento junino? Pode ser muito interessante contar com parceiro que tenha expertise de mercado, para ajudar no planejamento da ocasião.

Gostou das nossas dicas? Acesse também nosso ebook e veja como planejar a festa junina da sua empresa!

 

AQUI CULINÁRIA BRASILEIRA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezessete + dois =