Lançamento de livro celebra 200 anos de Engels

 

Nesta terça-feira (1°), o livro “Engels 200 anos: ensaios de teoria social e política” será lançado em evento com transmissão ao vivo pelo YouTube às 19h

No último sábado, dia 28 de novembro, celebramos os 200 anos de nascimento do alemão Friedrich Engels. Parceiro intelectual de Karl Marx, Engels não foi apenas o grande teórico do marxismo, mas também o organizador do movimento socialista internacional na segunda metade do século XIX.

A obra teórica é vasta e perpassa os mais variados temas como a economia política, a sociologia, a filosofia, a educação e o direito. Engels foi pioneiro nos estudos sobre a questão urbana no início do século XIX e criou as bases intelectuais para o que chamamos de direito à cidade.

Em homenagem ao legado desse grande intelectual, o professor Theófilo Rodrigues lança nesta terça-feira o livro “Engels 200 anos: ensaios de teoria social e política” (Compre aqui). Editado pela Anita Garibaldi com apoio da Fundação Mauricio Grabois, o livro conta com 16 capítulos escritos por pesquisadores e intelectuais brasileiros. O prefácio foi redigido pelo professor Luis Manuel Rebelo Fernandes do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.

De acordo com Theófilo Rodrigues, Engels sempre foi modesto. “Ele se apresentava como um segundo violino de Marx. Mas sempre foi muito mais do que isso”, diz o organizador do livro.

Além de Theófilo, o lançamento do livro nesta terça-feira, às 19:00, contará com a participação dos professores Luis Fernandes, Fábio Palácio e Alecilda Oliveira, sob a mediação da coordenadora do LAPPCOM, Mayra Goulart, e será transmitido pelo canal do Youtube da Escola de Formação Castro Alves.

O livro pode ser comprado pelo site da Editora Anita Garibaldi: https://www.livrariaanita.com.br/produto/450218/engels-200-anos-ensaios-de-teoria-social-e-politica

No Rio de Janeiro, o livro está sendo vendido na Livraria Leonardo da Vinci.

Entre os dias 01 e 07 de dezembro, o LAPPCOM e a Escola de Formação Castro Alves oferecerão um curso gratuito sobre a obra de Engels a partir dos capítulos do livro. Para se inscrever no curso o link é: https://m.ujs.org.br/curso-engels

Fonte: O Cafezinho

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


5 × cinco =