Cultura lança edital Trilhando pelo Paraná para espetáculos de circo-teatro

 

Companhias que se apresentam pelo Estado podem ser contempladas pelo edital “Trilhando pelo Paraná”. Ele será lançado nesta sexta-feira pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura.

O concurso público vai selecionar e premiar espetáculos voltados ao público infantil de companhias de circo-teatro ou pavilhão. Serão selecionados dez espetáculos de circo-teatro ou pavilhão com 45 a 75 minutos de duração, que já tenham sido apresentados anteriormente, para a circulação no Paraná, em 100 municípios com até cinco mil habitantes.

Cada grupo deverá realizar duas apresentações em dez municípios, totalizando vinte apresentações. Após a circulação do espetáculo, cada companhia será premiada com 30 mil reais, totalizando o valor de 300 mil do Concurso Trilhando pelo Paraná.

O período de execução dos espetáculos está previsto para 2021, a ser definido e divulgado em resolução futura. Este prazo pode ser prorrogado. A decisão será tomada de acordo com o quadro da pandemia da Covid-19 e baseada nas recomendações da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado.

A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, disse que o projeto dá valor aos artistas e ajuda a descentralizar a arte e cultura. O edital é voltado a grupos ou companhias constituídos como pessoa jurídica, com sede no território paranaense há, no mínimo, doze meses.

Os selecionados serão responsáveis pela pré-produção, equipamentos de sonorização e iluminação que compõem o espetáculo. Também são de responsabilidade dos selecionados outros serviços e produtos necessários à apresentação, além do transporte dos equipamentos e cenários, cachês, hospedagem e alimentação do artista/grupo.

O período de inscrições vai desta sexta até o dia 15 de junho, e elas serão feitas de forma on-line por meio do sistema Sisprofice. Os recursos para a execução deste edital são oriundos de convênio entre a união, por intermédio da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


20 − doze =