Carnaval no Brasil

O Carnaval no Brasil é a maior de todas as celebrações antes da Quaresma, que é o período de preparação dos católicos para a Páscoa. As comemorações começam sempre semanas antes do Carnaval com os ensaios do desfile das escolas de samba e também com os blocos de rua.

O Carnaval em Curitiba

O Carnaval de Curitiba é um evento cultural, atualmente organizado pela Fundação Cultural de Curitiba, um órgão da prefeitura, que tem como seu ponto alto o desfile das escolas de samba e de blocos carnavalescos da cidade[1].

 

Há agremiações tradicionais, muitas das quais foram se enfraquecendo ao longo dos últimos anos, a ponto da Liga das Escolas do Samba abandonar a organização há alguns anos.

 

Apesar disso, o carnaval da cidade guarda algumas peculiaridades, como o fato de ter a participação de uma agremiação evangélica, a Jesus Bom à Beça e um bloco GLS. Além disso, Curitiba, assim como São Paulo, tem uma tradição de escolas de samba ligadas a clubes de futebol, como a Mocidade Azul, a Não Agite, a Colorado e a Tradição Rubro-Negra.

 

O Bloco pré carnavalesco Garibadis e Sacis sai nos domingos antes do carnaval, no Largo da Ordem. De 1999 até 2010, o bloco não teve qualquer apoio do poder público estadual ou municipal. Depois de 2010, quando o bloco já juntou mais de 10 mil pessoas, foi conseguida alguma infraestrutura como banheiros químicos, e segurança pública.

 

O Bloco é uma iniciativa de artistas da cidade, que cantam e tocam pelo prazer da festa. Os bares da região começaram a pagar o caminhão de som em 2011. Antes buscava-se contribuição dos foliões.

 

Além de apoiar e organizar celebrações carnavalescas convencionais, a Fundação Cultural de Curitiba também apóia outros eventos que ocorrem tradicionalmente no período do Carnaval, como uma zombie walk e o Curitiba rock festival

O Carnaval do Rio

Popularmente conhecido como “O Maior Espetáculo da Terra”, o Carnaval do Rio é o evento mais famoso do Carnaval do Brasil. No centro do Carnaval do Rio, está o grande desfile das escolas de samba, quando doze das mais talentosas escolas de samba disputam a honra de ser a campeã dos desfiles. Cada escola escolhe um enredo e cria uma apresentação de 80 minutos. Tudo é produzido a partir do zero – a música contagiante, a coreografia incomparável  e as inacreditáveis fantasias. Os desfiles ocorrem no grande Sambódromo, uma estrutura de concreto construída especificamente para o Carnaval. Ele consiste em uma avenida com arquibancadas dos dois lados, é dividido em setores e dentro de cada setor há diferentes tipos de ingressos. Dos bilhetes VIPs às arquibancadas, há diversas opções.

O Carnaval do Rio oferece algumas festas deslumbrantes . O mais luxuoso é o Baile Mágico ou Baile de Gala do Copacabana Palace, que atrai diversas celebridades locais e internacionais. A casa noturna Scala Rio organiza seis bailes temáticos durante todo o festival e  são muito populares. Além disso, há festas e desfiles de blocos de rua  gratuitos para aqueles que querem compartilhar bons momentos com os cariocas. O Carnaval do Rio tem ainda mais a oferecer. Faça um passeio pela cidade e conheça diferentes lugares. Passe pelas belas praias e experimente a cultura local. Assista ao Desfile das Escolas de Samba Mirins no Sambódromo. Finalmente, descubra por que o Rio é conhecido como a cidade mais simpatizante aos gays do mundo. Junte-se a pessoas de estilo de vida alternativos – gays, lésbicas, travestis e outros que adicionam um toque especial a esse espetáculo incomparável!

O Carnaval em Recife-Olinda

Em Recife e Olinda as festas de  Carnaval são extremamente populares. Acontecem  nas ruas e palcos montados da cidade.. Em Recife, também palcos são montados por toda a cidade, onde bandas e dançarinos se apresentam.

Carnaval em Salvador

Cerca de  200 blocos desfilam pela cidade durante sete dias no Carnaval baiano. As maiores atrações são os blocos com trios elétricos – palcos enormes que se locomovem pelas ruas da cidade. Bandas e músicos célebres apresentam seus hits arrastando uma  multidão de foliões.

Carnaval de São Paulo

O Carnaval de São Paulo é anunciado como uma  alternativa mais acessível em comparação ao Carnaval  do Rio. O desfile das escolas de samba ocorre no Sambódromo de São Paulo, que pode acomodar 30 mil pessoas e é televisionado para todo o Brasil. As melhores escolas de samba competem entre si, e depois do desfile as ruas ficam cheias de foliões.

O Carnaval de Florianópolis

O Carnaval no Brasil se estende às praias de Florianópolis, onde você pode experimentar uma versão mais tranquila da festa, realizada principalmente nas praias e nas ruas. Se você é do tipo que adora praia, então vá para Florianópolis no Carnaval.

Os outros carnavais

Rio, Salvador e Recife-Olinda atraem grandes multidões por conta de seus grandes  grandes espetáculos. Mas os carnavais do Brasil em outras partes do país também são encantadores. Em  Porto Seguro, ao longo da semana, blocos com trios elétricos rodam pelas ruas com bandas famosas se apresentando sobre eles. O Carnaval de Fortaleza apresenta  cultura,  arte e acrobacias incríveis. O Carnaval de Búzios é emocionante e divertido, já que é o mais simpatizante ao público gay, e Porto de Galinhas, em Pernambuco, tem um carnaval de praia semelhante ao  de Recife.

Pacotes de turismo

Para desfrutar o Carnaval no Brasil ao máximo, é melhor reservar os seus ingressos para tudo, incluindo os para  desfiles e bailes com bastante antecedência. Há pacotes variados disponíveis para você escolher, que incluem passagem aérea, acomodação em hotel e sua escolha de ingressos para o Sambódromo ou festas em locais fechados.

O Carnaval em todos os lugares

O Carnaval do Rio está em toda parte, em cada rua e cada bairro. Onde quer que você esteja, vai encontrar desfiles, passistas, músicos e muitos foliões, todos se juntando numa folia intensa. Copacabana e  Ipanema têm muitos blocos de rua,  destacando-se a mundialmente famosa Banda de Ipanema. O Centro do Rio é um polo de atividades,  e o Scala Rio e seus bailes fenomenais  migraram para este bairro da cidade. O Leblon, um bairro luxuoso do Rio, com uma combinação de excelente praia e vida noturna, também tem seus blocos de rua. O Flamengo é outro ponto badalado onde você pode brincar no  bloco “Estica do Flamengo”. Botafogo tem o bloco Barbas, com um carro-pipa para molhar os foliões. Na Lapa, a noite ferve, com barracas de bebidas, churrascos e shows a céu aberto. Santa Teresa e Jardim Botânico também têm blocos excelentes.

As lindas praias do Rio

A Praia de Copacabana é a primeira imagem que vem à mente quando se fala no Rio, por sua bela orla. A Praia no Leblon é frequentada por muitas famílias com crianças. Outra praia bem familiar é a do Leme, que se transforma toda noite em um campo de futebol. As praias da Barra, Recreio e Prainha são particularmente pitorescas, já que elas estão rodeadas por montanhas e parques nacionais. Elas também têm excelentes ondas e atraem surfistas durante todo o ano. A Praia do Arpoador é conhecida por seu belíssimo pôr-do- sol cativante e por excelentes ondas para a prática do surfe.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


catorze + dez =