A comida tropeira era simples, prática e de muita “sustança’’, como os próprios tropeiros a definiam. O básico que o tropeiro levava para comer no caminho era o feijão, o arroz, a carne-seca, toucinho e carne suína conservada na própria gordura do porco. Depois vinham os acompanhamentos, como as farinhas de milho e de mandioca, o sal, o alho, o açúcar e o pó-de-café. A dieta dos tropeiros marcou a culinária do brasileiro nas várias regiões em especial no interior do Paraná parte principal do trajeto das tropas no Caminho Sorocaba a Viamão e entre outros pratos este delicioso Arroz com Suã.
Ingredientes
1kg de suã de porco
- 3 xícaras (chá) de pinhões cozidos, descascados e picados
- sal a gosto
6 dentes de alhos amassados com sal
4 copos de arroz lavado e escorrido
3 colher de óleo
1 cebola média cortada em cubinhos
Modo de preparo
Aqueça o óleo, doure o alho, a cebola, refogue a suã até que fique bem dourada. Coloque água, aos poucos, enquanto ela doura e depois cozinhe bem até que fique cozida. Depois acrescente
o arroz e coloque água para cozinhar.
Depois do arroz pronto, acrescente as 3 xícaras (chá) de pinhões cozidos, descascados e picados cebolinha e pimenta moída na hora.
E atenção para uma boa dica:
Deixe a suã dourar bastante, até você pensar que está queimando, mas esse é o ponto, porque assim o arroz ficará bem moreninho.
Faça um comentário