
Com os ingredientes certos e um toque de criatividade, seus ovos caseiros podem encantar na hora de presentear ou vender.
Ingredientes e utensílios
- 1 forma de silicone de 350 g para ovo de Páscoa;
- 200 g de chocolate de sua preferência (amargo, ao leite ou branco);
- papel alumínio ou papel manteiga;
- espátula de inox para temperar o chocolate;
- espátula de silicone;
- termômetro.
Modo de preparo
- Pique o chocolate em pedaços pequenos.
- Coloque o chocolate picado em uma tigela sobre uma panela com água fervente (banho-maria), certificando-se de que o fundo da tigela não toque a água.
- Mexa com delicadeza até obter um creme liso e brilhante. É importante que a temperatura esteja entre 45 °C e 49 °C. Se preferir a praticidade do micro-ondas, aqueça em intervalos de 30 segundos, mexendo bem a cada pausa para evitar queimar.
- Depois do derretimento, vem a temperagem. Primeiro, separe um terço do chocolate derretido.
- Espalhe o restante sobre uma superfície fria e limpa (como a bancada de pedra da cozinha) e, com uma espátula, movimente-o até sentir que começa a engrossar e esfriar, até 27 °C.
- Junte o chocolate reservado e misture até ficar homogêneo. A temperatura deve ser de 29 °C para chocolate branco, 30 °C para chocolate ao leite e 31 °C para chocolate meio amargo.
- Despeje o chocolate temperado nas formas, preenchendo-as completamente.
- Gire as formas para que o chocolate cubra toda a cavidade de maneira uniforme.
- Em seguida, vire-as de cabeça para baixo sobre uma grade ou papel manteiga para escorrer o excesso.
- Limpe as bordas com uma espátula para um acabamento impecável.
- Leve à geladeira com a abertura para baixo por 15 a 20 minutos, ou até o chocolate ficar firme e opaco.
- Para finalizar, basta retirar as formas da geladeira com cuidado. Vire-as e, com delicadeza, flexione-as para soltar os ovos (use luvas para evitar marcas indesejadas).
- A personalização fica a critério de cada um. As opções são inúmeras, desde raspas de chocolate, confeitos e até pinturas com chocolate colorido. O uso de recheio também é opcional.
- Cuidados importantes
- Uma das principais dicas é fazer os ovos de Páscoa em um ambiente com temperatura amena e sem umidade excessiva.
- “A temperatura recomendada varia entre 18 °C e 22 °C. Caso não haja ar-condicionado, o ideal é manipular o chocolate à noite ou de madrugada”, recomenda Lucas.
- Os ovos de Páscoa podem ser personalizados de maneiras diferentes, com variedade de sabores e apresentações — Foto: Freepik/Creative Commons
- O material da forma também é importante. Para quem está começando, formas feitas de acetato, com três partes, são as mais recomendas, pois ajudam a garantir um produto padronizado desde o início. O uso de um bom termômetro auxilia no processo da temperagem.
- Como fazer a temperagem do chocolate
- Esse processo pode ser feito de diferentes maneiras: banho-maria inverso, tablagem ou semeadura com chocolate.Na primeira opção, a ideia é que se utilize de choque térmico para o resfriamento do chocolate derretido. No segundo, exige-se uma pedra de granito limpa e sem porosidade para a execução correta do processo. A semeadura consiste no acréscimo de chocolate já temperado à porção de chocolate derretido.
- “É importante que a temperagem seja bem feita para evitar que o chocolate fique escurecido ou com manchas esbranquiçadas”, afirma o chef instrutor. “Fazer a temperagem correta garante brilho e textura crocante, e isso faz toda diferença nos ovos de Páscoa”
No caso de ovos recheados, o segredo está no equilíbrio. “Combinar sabores ou adicionar confeitos na casca pode ser uma ótima estratégia para criar harmonia no sabor”, comenta Ana Julia. Outra opção é o uso de frutas secas, que oferecem textura.
O armazenamento desse tipo de doce não pode ser ignorado. “O ideal é guardar os ovos em um local com temperatura máxima de 20 °C, sem odores e sem umidade”, destaca Lucas.
A manutenção de ambientes frescos e o uso de caixas herméticas, que não tem passagem de luz, são fundamentais para evitar danos na superfície dos ovos.
“Armazenar os ovos em geladeiras domésticas, que tem temperaturas entre 3 °C e 8 °C, e umidade de 90% a 100%, pode gerar acúmulo da umidade na superfície do chocolate e formar uma camada de cristais de açúcar”, ele acrescenta.
E na hora de vender?
A venda de ovos artesanais tem se tornado cada vez mais comum. “O primeiro passo é definir quais produtos serão vendidos por meio de uma pesquisa de mercado”, comenta Bruna Andriotto, criadora de conteúdo digital e especialista em renda extra do Me Poupe!, canal digital que fala sobre educação financeira.
Essa pesquisa pode ser feita nas plataformas de entrega, nas redes sociais ou por conversas com os possíveis consumidores. A ideia é entender o quanto está sendo cobrado em produtos semelhantes em uma determinada região.
A apresentação nas redes sociais e dos próprios produtos são aspectos fundamentais para aqueles que buscam uma renda extra por meio da venda de ovos de Páscoa — s
“É importante considerar o tipo dos ovos, os ingredientes que estão sendo usados, e a percepção de valor, ou seja, embalagem e apresentação escolhidos para o produto e marca”, destaca a especialista.
“A embalagem conta muito, pois, além de conservar o chocolate, uma apresentação bonita dá um toque especial aos ovos”, complementa Ana Paula.
Diferentes tipos de chocolate podem ser utilizados na hora de fazer o ovo de Páscoa caseiro
Na hora de precificar, é importante calcular todos os custos, incluindo materiais e horas trabalhadas. “Existem os custos materiais, que podem ser calculados a partir da unidade, os operacionais e os ‘invisíveis’, que envolvem gastos de energia, gás e demais custos envolvidos indiretamente na produção”, diz Bruna.
Faça um comentário