A Operação Pequeno Príncipe e o marxismo para crianças

 

 

A prisão, em 1978, de 11 educadores e sócios de duas pré-escolas de Curitiba sob a acusação de ensinarem marxismos para crianças, é o tema do livro Operação Pequeno Príncipe: polícia política e marxismo infantil no Paraná, do historiador José Abreu, que será lançado em Curitiba no próximo dia 18. Segundo o ex-deputado estadual paulista Adriano Diogo, que presidiu a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, “a obra analisa e documenta um dos momentos em que a violência da ditadura militar se aliou ao ridículo e à ignorância dos repressores”. Um mês após a operação, iniciou-se o desmantelamento gradual do aparato repressivo paranaense da ditadura.

No evento, será exibido o filme Os 11 de Curitiba – todos nós, de Valêncio Xavier. Com mediação do jornalista José Carlos Fernandes, professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Paraná, haverá um debate com a participação dos que foram presos na ocasião e ainda estão vivos.

A operação foi amplamente denunciada pela Igreja Católica e pela Anistia Internacional, sendo ridicularizada pela mídia nacional e até por políticos ligados ao regime. Em Operação Pequeno Príncipe: polícia política e marxismo infantil no Paraná, José Abreu também apresenta, a partir do caso das pré-escolas, acontecimentos da repressão da ditadura militar ocorridos no Paraná e ainda ignorados pela historiografia. O livro dá voz aos educadores perseguidos e resgata os depoimentos que os pais das crianças prestaram à polícia política.

 

SERVIÇO:

Dia: 18/11/2025

Hora: 18 horas.

Local: Rua Nunes Machado, 1644 – Rebouças.

 

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*