Rio de Janeiro a Janeiro é aposta para movimentar economia do estado

O Rio de Janeiro a Janeiro vai bem além da economia: ele gera emprego e renda enquanto espalha cultura, conhecimento e oportunidade. A prova disso é o sucesso de eventos do calendário oficial que já ocorreram, como o Rio Matsuri – Festival da Cultura Japonesa. De acordo com o organizador geral, Sérgio Takao, o Rio Matsuri foi uma ótima maneira de comemorar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

“Foi tudo muito melhor do que a gente esperava. Recebemos 35 mil visitantes em três dias de evento. Vieram caravanas do Paraná e de São Paulo. Também recebemos vários estrangeiros que já estavam hospedados na rede hoteleira da cidade”, conta.

Oficinas, exposições, palestras e atrações de todo tipo fizeram parte da programação. O resultado foi tão bem sucedido que Takao vai, ainda este ano, ao Japão, programar o Rio Matsuri do próximo ano. Ele destaca a importância do apoio do governo federal e de programas como o Rio de Janeiro a Janeiro para movimentar a economia da capital e de todo o estado.

“Em um evento grande como esses, contratamos recepcionistas, segurança, empresa de limpeza, seguro, ambulância. Toda a cadeia produtiva do setor de eventos foi impactada, a gente ajudou a criar e manter empregos na cidade”, destaca.

A expectativa para as próximas edições é a melhor possível: “o apoio governamental vai tornar os eventos mais atrativos e, sem dúvida, vai atrair um público muito grande para a cidade”.

Gastronomia e tradição

Foto: Divulgação/Super Rio Expofood
Rio de Janeiro a Janeiro é aposta para movimentar economia do estado

Apesar de recente, o calendário do Rio de Janeiro a Janeiro também conta com eventos tradicionais, como a Super Rio Expofood, que ocorre anualmente há 30 anos. De acordo com a organização, a atração é a segunda maior convenção de negócios da América Latina em tamanho e representatividade do setor de alimentos e bebidas. “Trata-se de um megaevento que transforma marketing de relacionamento em parcerias comerciais”.

Este ano, a Super Rio Expofood reuniu, entre 20 e 22 de março, empresários e profissionais dos setores de Supermercado, Panificação, Hotelaria, Franchising, Conveniência, Bares e Restaurantes. Durante os três dias de evento, palestras, aulas e workshops sobre relevantes temas para o setor foram ministradas por profissionais que se destacam nas áreas que atuam.

O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz, garante que os resultados da Super Rio Expofood foram “além das expectativas”: foram 48 mil visitantes (no ano anterior, foram 30 mil). Queiróz destaca a importância do calendário de eventos do Rio de Janeiro a Janeiro.

“O Rio herdou uma infraestrutura pós-olímpica com hotéis, novas linhas de metrô, novos pontos turísticos e tem, hoje, cerca de 30 mil quartos de hotéis disponíveis. A Super Rio injetou mais de R$ 30 milhões na economia, geramos oito mil empregos diretos e indiretos e ocupou três mil quartos de hotel, o que também impulsiona o turismo na cidade”, afirma.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Cultura, doRio Matsuri e da Super Rio Expofood

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