Cacilda Becker (1921-1969) foi atriz brasileira. Considerada uma das personalidades mais importantes da classe teatral brasileira e líder da categoria na primeira fase do Regime Militar de 1964.
Cacilda Becker (1921-1969) nasce em Pirassununga, São Paulo, no dia 6 de abril de 1921. Filha de Edmondo Yáconis e Alzira Becker, imigrantes italianos. Quando tinha seis anos de idade, seus pais se separaram e Cacilda e suas irmãs foram criadas apenas pela mãe, na cidade de Santos.
Em 1940, inicia sua carreira no Teatro do Estudante do Brasil. Em 1948, ingressa no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), ao ser contratada para a peça “Mulher do Próximo”, de Abílio Pereira de Almeida. Em pouco tempo se torna a primeira atriz da companhia. Entre os principais trabalhos dessa fase estão “Seis Personagens à Procura de um Autor”, de Luigi Pirandello, e “Antígona”, de Sófocles.
No cinema trabalha em “A Luz dos Meus Olhos”, em 1947, e “Floradas na Serra”, em 1954. Em 1958, funda sua própria companhia, ao lado dos atores Walmor Chagas, seu marido, e Ziembinski. Encena peças como “Longa Jornada Noite Adentro”, de Eugene O’Neill, e “A Visita da Velha Senhora”, de Durrenmatt.
Em 1968, presidiu a Comissão Estadual de Teatro, em São Paulo. Em 6 de maio de 1969, durante a apresentação de “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, onde contracenava com Walmor Chagas, sofreu um derrame cerebral, sendo levada para o hospital, permanecendo em coma, faleceu 38 dias depois.
Cacilda Becker Yáconis, faleceu em São Paulo, no dia 14 de junho de 1969.
Faça um comentário