19 de Dezembro DIA DA EMANCIPAÇÃO DO PARANÁ DIA DO PARANAENSE

19 de Dezembro: Dia da Emancipação do Paraná

(Dia do Paranaense)

Em 29 de Agosto de 1853, era assinado pelo Imperador D. Pedro II, o decreto imperial que emancipava politicamente a Comarca de Curitiba, que tornava-se então a nova Província brasileira, presenteada com um novo nome: Paraná. A luta secular dos paranaenses pela emancipação foi então finalmente vencida.

A elite política paulista tentou nos manter aprisionados até o último momento. Com apoio dos mineiros o projeto de emancipação foi aprovado no parlamento imperial e posteriormente assinado pelo Imperador, que aguardava há uma década para emancipar a província do povo que tanto lhe foi leal.

Porém, mesmo após a assinatura do decreto, nosso povo ainda temia que a decisão fosse revogada por pressão de São Paulo. Em meio a incerteza, a tensão, chegava finalmente em 19 de Dezembro de 1853, o primeiro governador do Paraná (na época, presidente de província): Zacarias de Góis e Vasconcelos, enviado por D. Pedro II. Era a confirmação definitiva: o Paraná estava livre e autônomo! A emancipação era irrevogável!

Nosso povo, o povo curitybano, hoje paranaense, sempre leal ao Brasil, recebeu sua autonomia em relação a metrópole paulista, como recompensa por sua lealdade ao Império Brasileiro durante a Revolta Liberal dos paulistas, bem como provavelmente pela lealdade de nosso povo durante a Revolução Farroupilha, que não passou dos limites de Santa Catarina (república juliana) muito graças a nossa lealdade ao Brasil e não apoio a tal revolução.

Nosso Estado sempre foi único. Nascemos como capitania de Santana, sucedida pela Capitania de Paranaguá, esta anexada a São Paulo, contra a vontade de nosso povo. Como comarca paulista, a Comarca de Curitiba, tivemos uma história tão gloriosa quanto a de muitos Estados brasileiros já emancipados na época. O Paraná foi o polo principal do tropeirismo, por meio do qual abastecemos as minas do ouro no Brasil central (Minas Gerais), sustentando com alimentos todo o ciclo econômico aurífero do Brasil colônia. Desenvolvemos um dos mais importantes ciclos econômicos da história do Brasil: o da erva-mate. Entre muitos outros fatos.

A história do Paraná não teve início em 19 de Dezembro de 1853, assim como a história do Brasil não teve início em 7 de Setembro de 1822 (dia da Independência do Brasil). A formação de nosso povo antecede há muito tempo antes de 1853, o 19 de Dezembro é apenas a data da nossa emancipação política, da conquista de nossa definitiva autonomia. O Paraná tem mais de 4 séculos de história a partir da chegada dos europeus por aqui, de muitas glórias e fatos de importância inestimável para a história de todo o Brasil. E milênios de história se considerarmos o povo guarani (carijós, tinguis, guíras e xetás), do qual somos herdeiros enquanto paranaenses e muitos de nós descendentes de sangue.

Mas assim como o 7 de Setembro é o dia da libertação nacional, o 19 de Dezembro é o dia da libertação estadual.

Imagem: Chegada do Conselheiro Zacarias, do pintor paranaense Artur José Nísio (óleo sobre tela, 1953). Principal obra retratando o 19 de Dezembro.

HINO DA EMANCIPAÇÃO DO PARANÁ

(Primeiro hino do Estado do Paraná, instituído em comemoração a emancipação política da Comarca de Curitiba, transformada na Província do Paraná, e apresentado na solenidade de instalação da província na posse do primeiro governador em 19 de dezembro de 1853. Letra de autoria de João Baptista Brandão de Proença. Não há informações sobre a melodia):

Raiou, oh pátria querida

O dia da separação

É província Curityba

Por vontade da nação

[…]

Paraná é nova estrela

Do diadema imperial.

Nova província brasileira, Nova filha de Cabral.

[…]

Povo leal curitybano

Publicai vossa alegria

Festejando ao Presidente

Que o monarca nos envia.

Ao Imperador brasileiro,

Aos poderes da Nação, Concordes agradecemos

Nossa emancipação.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*