11 de outubro – Dia Nacional do Deficiente Físico

No dia 11 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Deficiente Físico. Essa data foi instituída pela Lei Nº 2.795 promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo e posteriormente se tornou uma data lembrada em todo território nacional com objetivo de promover a conscientização da sociedade e dos representantes públicos sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos dos deficientes físicos.

 

Segundo o último censo realizado pelo IBGE no ano de 2010, 23,9% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência, e desses, mais de 13 milhões são pessoas com deficiência física.

 

É considerada pessoa com deficiência física aquela que possui alguma perda ou anormalidade em sua formação de natureza fisiológica ou anatômica que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades.

 

Em Curitiba várias escolas especiais e instituições do terceiro setor trabalham com a promoção da qualidade de vida, inclusão social e investimento nos potenciais da pessoa com deficiência.

 

Entre elas o Pequeno Cotolengo Paranaense, que há mais de 50 anos realiza o trabalho de acolhimento de pessoas com deficiências que foram abandonadas pela família, sofreram maus tratos ou viviam em alguma situação de vulnerabilidade.

 

Hoje, são quase 200 pessoas, homens e mulheres de todas as idades, que vivem dentro da instituição e lá recebem tratamento de saúde em 16 diferentes especialidades (como neurologia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia entre outras) e educação na escola que funciona dentro da instituição.

 

O Pequeno Cotolengo se mantém por meio de parcerias de empresas e da caridade de toda a sociedade, e no ano de 2017 foi eleita pelo Instituto Doar como uma das 100 melhores ONG´s do país e a Melhor ONG para se doar no sul do Brasil.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


10 + nove =