Maranhão e o novo mapa do turismo brasileiro

O Mapa do Turismo do Maranhão mudou. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur) em Brasília. Em todo o país, foram identificadas 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. No Maranhão são 10 regiões turísticas e 54 municípios.

Para o secretário de Turismo do Estado, Catulé Junior, o Remapeamento é de suma importância para o Turismo.‘A Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) reconhece que, por meio do Mapa, o governo federal desenvolve políticas públicas para o setor e reforça, aos gestores municipais, a importância de inclusão na listagem’ afirmou o secretário de Turismo do Maranhão.

 

Para a superintendente do programa de regionalização do turismo no Estado do Maranhão, Gloria Maria Pinto “O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Governo do Estado no desenvolvimento das políticas públicas setoriais e locais. Tendo como foco a gestão estruturação e promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada”, afirma Gloria Pinto.

 

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todos os 10 polos turísticos maranhenses e a validação do mapa foi feita através da reunião do Conselho Estadual de Turismo, seguindo os critérios estabelecidos pelo MTur na última Portaria n°192 de 27 de dezembro de 2018 .

 

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

 

 

CATEGORIZAÇÃOOs 54 municípios do Maranhão presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias(A,B,C, D e E), de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

 

Dentro da metodologia, as cidades maranhenses contempladas nas categorias A: 1,85% , B: 7,41%, C:14,81% , com empregos formais em meios de hospedagem, estabelecimentos formais cadastrados no Cadastur de meios de Hospedagem, fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D: 68,52% , E: 7,41%, reúnem características de apoio às cidades geradas de fluxo turístico. Muitas vezes são aqueles que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

confira como ficou a categorização do mapa do turismo do Maranhão no site www.turismo.ma.gov.br

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS NO MARANHÃO

 

O Estado do Maranhão apresenta diversos polos turísticos, dentre eles os Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e São Luís entre os locais mais visitados pelos turistas e maranhenses.

 

Além das construções históricas, em São Luís também é possível degustar a culinária regional, pratos típicos do local. Um dos atrativos mais procurados pelos turistas é o Centro Histórico, que é tombado como Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade, segundo a UNESCO, e um dos seus principais atrativos conhecidos mundialmente, são a diversidade de azulejos, entre eles portugueses e franceses. Com grande influência portuguesa a cidade de São Luís preserva o maior aglomerado urbano de azulejos do sec. XVIII e XIX em toda a América Latina, onde o visitante pode tirar várias fotos na Rua Portugal, no Pôr do sol no Palácio dos leões, e compras tradicionais de artesanatos regionais no Ceprama.

 

Cidade histórica, fundada em 1612, uma das principais base econômica de São Luís é o turismo, e principalmente do Porto do Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados e bem estruturados para o comércio exterior no país. A preservação de tradições folclóricas do Bumba Meu Boi, revela raízes que remontam aspectos das culturas portuguesa, negra e indígena do século XVIII. Entre as atrações Centro Histórico de São Luís (Patrimônio Mundial da UNESCO), Festas Tradicionais (Bumba-meu-boi, afro-brasileiras), Feiras de Artesanato (CEPRAMA), Carnaval de rua, Palácio la Ravardiére, Azulejos em prédios antigos, Teatro Artur Azevedo, inúmeras igrejas e outros pontos turísticos.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*