Ouça “História Hoje” 04/10/: Há 65 anos, Getúlio Vargas assinava lei que criava a Petrobras

Em outubro de 1953, o presidente Getúlio Vargas editou a Lei nº 2004 que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo:  estava criada a Petrobras.

 

Apresentação Jose Carlos Andrade

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

 

Após a Segunda Guerra Mundial, havia começado no país um grande debate sobre a exploração do petróleo.

 

 

 

O assunto era polêmico pois envolvia questões como soberania, a importância dos recursos minerais estratégicos , a política de industrialização e os limites da atuação de empresas multinacionais no país.

 

HISTÓRIA 

 

A história da Petrobrás tem início no ano de 1953, com sua fundação. Pela Lei 2.004, à Petrobrás S.A. concentrava-se a responsabilidade de estudo, extração, refino e distribuição do petróleo do país.

 

A maior empresa petrolífera do país, e uma das maiores do mundo. Idealizada e fundada durante o Governo de Getúlio Vargas, em seu último mandato, sua criação marcou o século XX.

 

O nome original da empresa, na realidade, é Petróleo Brasileiro S.A. Presente em vários países ao redor do mundo, ela tem sua sede no Rio de Janeiro.

 

É uma empresa que funciona por meio do capital aberto. A União, ou seja, o Governo Federal Brasileiro, é sua maior acionista junto de vários outros empresários.

 

A história da Petrobrás provém de altos e baixos. Com a sua criação com Getúlio, a nacionalização e a capitalização de Lula. A Petrobrás passou por gigantes reformas em pequenos períodos de tempo. E constantemente grupos entreguistas querem repassa-la ao capital internacional.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 + 2 =