Navigation Menu

Documentário sobre Adoniran Barbosa lançado nos cinemas

Em homenagem ao 466º aniversário de São Paulo, comemorado no  sábado (25), foi lançado nos cinemas na quinta-feira (23) o documentário “Adoniran – Meu Nome é João Rubinato“, que conta a história do sambista Adoniran Barbosa (1910 – 1982), cujo nome real era João Rubinato.

 

Natural de Valinhos-SP, Adoniran tem seu nome intimamente ligado à capital paulista por ser o compositor de inúmeros sambas com letras que fazem referência à cidade ou suas regiões, como “Trem das Onze”, sua música mais conhecida.

 

Com direção de Pedro Serrano, “Adoniran – Meu Nome é João Rubinato” é uma investigação sobre Adoniran ilustrada por meio de imagens de arquivo raras e depoimentos de amigos e familiares do sambista. Um personagem multifacetado, que retratou São Paulo em canções e personagens de rádio. Uma jornada por seu universo criativo, cheio de controvérsias alimentadas por ele mesmo, que revela, por trás da figura pitoresca e de fala engraçada, um artista profundamente sensível às mazelas do povo.

 

Segundo o site Adoro Cinema, canções de maior sucesso do músico, como “Saudosa Maloca” e “Trem das Onze”, são entoadas em mais de uma ocasião na obra, mas o foco realmente é a vida pessoal de Adoniran. O documentário tem 1h32 de duração e foi produzido em 2018. A classificação etária é livre. Veja abaixo o trailer oficial:

Apesar de ir para os cinemas apenas neste ano, o longa-metragem foi um dos filmes selecionados para a 23ª edição do festival brasileiro de cinema “É Tudo Verdade”, realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2018.

 

Para saber as salas de cinema em São Paulo que exibirão o documentário, acesse o site da rede de cinemas de sua preferência.

Be Sociable, Share!

Author: Brasil Cultura

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 9 =