Pagode de viola no “Almoço à Brasileira”

 

O Programa Almoço à Brasileira deste sábado fará desfilar o Pagode de viola (também conhecido como pagode caipira ou pagode sertanejo) é uma variante da música sertaneja brasileira, marcada pelo ritmo diferente dado ao modo de tocar juntos o violão e a viola caipira, que incluía um “recortado”.

 

O Pagode de Viola é uma vertente do ritmo do catira, o primeiro tocado com violão, e o segundo, com a viola. Foi inventado por Tião Carreiro em 1959, na cidade paranaense de Maringá juntamente com Lourival dos Santos, como sugere o nome, foi feito para ser executado na viola caipira. É comumente acompanhado pelo ritmo cipó preto, que pode ser executado pela própria viola caipira ou, na maioria dos casos, no violão.

 

Nesse ritmo, a dupla compôs “Jangadeiro Cearense”, “Pagode em Brasília”, “A Viola e o Violeiro” e vários outros. Em 1979, Tião Carreiro lançou o LP O criador e o rei do pagode em solo de viola caipira. O progra irá também lembrar de Bambico, paranaense que nasceu em Umuarama. Se no viola o Tião Carreiro é Pelé, Bambico seria o Garrincha.

 

Hoje às 13 horas

O programa “Almoço à Brasileira” apresentado pelo jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, todos os sábados pelas ondas da Rádio Cidade 670 AM de Curitiba e FM 97.3 de Paranaguá. Programa tem a colaboração e participação de: Direção Artística Gustavo Sella, Edições e Montagens  Rafa Ribeiro e Direção Geral João Arruda.

Arte, politica e vida se entrelaçam quando o comunicador/compositor/poeta faz, de sua história, um caminho empenhado na escritura e no fazimento da cultura de seu país. É ocaso do múltiplo CLÁUDIO RIBEIRO, principal apresentador paranaense em oficio e que além de esbanjar sua criatividade em composições de própria autoria e em importantes parcerias, ainda se desdobra no exímio oficio de falar, escrever e poetar. Como “agitador” politico e cultural e, de uma forma precisa e profundamente poética vem traçando rumos e participando ativamente das mudanças politicas e sociais brasileiras.

 

OUÇA CLICANDO AQUI…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dois × 5 =