Hoje Início da Quaresma

 

A Quaresma dura 40 dias. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa (a semana que antecede a Páscoa). É um tempo de penitência, em que a igreja recorda o período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.

Na verdade, o período entre essas duas datas compreende 46 dias, mas os domingos não são contados, pois estes são dias em que os fiéis não devem fazer penitência, nem sacrifícios. Na quinta-feira santa, à noite, tem início o tríduo pascal, que compreendem as últimas celebrações da semana santa.

Significado da Quaresma

A Quaresma significa um tempo de preparação e mudança. Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.

O que acontece na Quaresma?

Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.

Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Além disso, os fieis são estimulados a fazer exames de consciência e a confessar-se.

A cor da liturgia quaresmal é o roxo, que lembra o recolhimento e será esta tonalidade que estará nos paramentos dos sacerdotes e nos templos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezessete + 9 =