Almoço à Brasileira no Dia do Folclore

 

Amanhã é Dia do Folclore celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.

Dia do Folclore foi criado, portanto, com o objetivo de garantir a preservação do acervo que forma o folclore brasileiro e também de incentivar os estudos na área.

O Programa Almoço à Brasileira de hoje irá relembrar os elementos mais importante da cultura popular brasileira, tais como as danças, os ritmos, as festas e os personagens do nosso folclore. Nas danças e ritmos, podem ser citados o fandango, frevo, o maracatu, o baião, o forró, a catira etc.

 

Hoje às 14 horas

O programa “Almoço à Brasileira” apresentado pelo jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, todos os sábados pelas ondas da Rádio Cidade 670 AM de Curitiba e FM 97.3 de Paranaguá. Programa tem a colaboração e participação de: Gustavo Sella, João Arruda e Rafa Ribeiro.

 

Arte, politica e vida se entrelaçam quando o

Cláudio Ribeiro

comunicador/compositor/poeta faz, de sua história, um caminho empenhado na escritura e no fazimento da cultura de seu país. É ocaso do múltiplo CLÁUDIO RIBEIRO, principal apresentador paranaense em oficio e que além de esbanjar sua criatividade em composições de própria autoria e em importantes parcerias, ainda se desdobra no exímio oficio de falar, escrever e poetar. Como “agitador” politico e cultural e, de uma forma precisa e profundamente poética vem traçando rumos e participando ativamente das mudanças politicas e sociais brasileiras.

 

 

OUÇA CLICANDO AQUI…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × 2 =