
Após conexões no Encontro presencial da Rede Nacional em Fortaleza, as 68 instituições realizam visitas entre elas
Momento de troca de saberes, práticas pedagógicas e de fortalecimento de vínculos entre as Escolas Livres de Arte e Cultura. Após se reunirem presencialmente durante o Encontro da Rede Nacional em Fortaleza (CE), em maio de 2025, as 68 instituições que integram a rede seguem para uma nova etapa de trabalho orientado pela Secretaria de Formação Artística e Cultura, Livro e Leitura (Sefli), por meio da Diretoria de Formação Artística e Cultural (Diefa): as residências.
A ideia é levar os espaços aos territórios uns dos outros e, assim, observar as boas práticas sob os seguintes eixos:
Projeto Político Pedagógico;
Processo e Práticas Pedagógicas – Metodologias e práticas de educativas;
Processos e Práticas de Gestão do Projeto;
Transferegov e outros.
Algumas dessas interações começaram no mês de agosto. Em setembro estão previstas mais 39 visitas, totalizando 56 residências em todo o país.
“A articulação das Escolas Livres em uma Rede Nacional tem o objetivo de promover o intercâmbio de saberes entre as Escolas, mas também de fazer brotar outras ações que poderão ser pensadas e germinadas nos Encontros. Acreditamos que promover o encontro dos Agentes que articulam as Escolas da Rede Nacional é potencializar as ações que já acontecem, enquanto estimulamos que novas ações possam acontecer”, afirma a diretora de Educação e Formação Artística do MinC, Mariangela Andrade.
Exemplo de um desses intercâmbios foi o Instituto Pró-Cidadania (IPC) que sediou, entre os dias 14 e 21 de agosto, uma das residências da Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, em Taquara (RS).
Foto: divulgação Instituto Pró-Cidadania (IPC)
“Participar da residência foi uma oportunidade de vivenciar a potência da Rede Nacional de Escolas Livres em ação. As trocas de saberes que realizamos em Taquara reafirmam a importância de fortalecer nossos territórios a partir do diálogo, da escuta e da construção coletiva de políticas culturais que atendam às realidades locais”, destaca a representante da Associação de Ensino Profissionalizante, Qualificação Profissional e Fomento Cultural do Vale do São Patricio (Asteq/ GO), Patrícia Farias.
Durante a programação dos intercâmbios, as escolas dialogaram sobre os Plano Político Pedagógico e da importância de os documentos serem pautados na construção coletiva do conhecimento a partir da vivência, da troca e do convívio.
Adriano Bessa, representante da Escola Livre Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e Infância de Lagoa Redonda/CE, trouxe reflexões sobre a política cultural do Ceará e a valorização de Mestres e Mestras da cultura popular. Outra contribuição veio da fala da professora e costureira Maria Elena, de 84 anos, que relatou seu processo de ensino intuitivo afetivo, ressaltando a alegria de ser parceira do IPC e de continuar, com sabedoria e generosidade, transmitindo seus conhecimentos às novas gerações.
A residência reafirmou o papel da Rede Nacional de Escolas Livres na valorização de metodologias emancipatórias, saberes populares e práticas que garantem o acesso aos direitos culturais, especialmente em territórios periféricos e de grande diversidade.
“Foram dias de aprendizado mútuo, reconhecimento entre pares e consolidação de parcerias em rede, com muito afeto, generosidade e compromisso com a formação livre em arte e cultura”, ressalta a coordenadora-geral do Instituto Pró-Cidadania, Vanessa Sanches.
Conheça os intercâmbios realizados
As primeiras visitas ocorreram no início do mês de agosto, quando a Escola Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Jardim das Palmeiras (SC) recebeu duas outras instituições: o Instituto Pró-cidadania e o Instituto Cultural e Esportivo Maktub. Na sequência, a Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e Infância de Lagoa Redonda (CE), a Associação de Ensino Profissionalizante, Qualificação Profissional e Fomento Cultural do Vale do São Patricio (Asteq/ GO), Centro Brasiliense de defesa dos direitos humanos, Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetaq/ TO), Grupo de Apoio a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social (Gapes/ PE) foram recebidas, no território de Taquara, pela Escola Anfitriã Instituto Pró-cidadania (RS).
Também, a Associação de Teatro e Educação Wankabuki (Atew/ RO) foi recebida pela Associação dos Amigos da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS) em um momento importante de trocas. Bem como a COEPi – Comunidade Educacional de Pirenópolis (GO) foi recebida pela Associação do Instituto Olho D’água (PI)
O Instituto Cultural Casarão das Artes (MT) foi recebido pela Entidade Anfitriã, a Associação Comunitária Sociocultural de Major Sales (RN).
E o Instituto Cultural e Social No Setor (DF) foi recebido pela Escola Anfitria o Viva Brasil (RJ). Ainda nesse mês, a Escola Residente Organização Social Vokuim (MG) foi recebida pela Entidade Anfitriã, a Sociedade Filarmônica Minerva (BA). Além disso, a Viva Brasil (RJ) recebeu, no seu território, a Raso da Catarina/TV Pelourinho (BA).
O Instituto Cultural AbraPalavra (MG) foi recebido pelo Centro de Integração de Redes Socais e Culturas Locais – Cirandar (RS). Ainda nesse mês, a Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos/ RJ) recebe o Grupo de Teatro Palha (PA). Por fim, em agosto, a Escola Residente Associação do Instituto Olho d’Água (PI) e a Associação Grupo Folclórico Ganga Zumba, Associação do Instituto Olho D’água (PI), serão recebidas pela Comunidade Educacional de Pirenópolis (Copei/ GO), completando 17 interações.
Escolas Livres
Selecionadas em 2023 pelo MinC, via edital de seleção pública, as Escolas Livres de Arte e Cultura são instituições da sociedade civil que atuam no desenvolvimento de tecnologias socioculturais e educativas, gerando impactos sociais que promovem a cidadania em abordagens colaborativas.
As 68 entidades participantes da rede nacional atuam em diversas linguagens e territórios, desenvolvendo ações coletivas a partir do fomento de políticas públicas.
Para saber mais, acesse a página oficial das Escolas Livres.
Lá você encontra as 68 entidades selecionadas em todo o país, além das últimas notícias sobre a iniciativa.
Faça um comentário