3º FestiSESI – O Trabalhador e a Cultura Popular

 


 

Congo, Folia de Reis, Repentistas, Manzuá, Rasqueada, Mamulengo, Viola Caipira, Cacuriá, Siriri e Guerreiro são exemplos de algumas das manifestações culturais que serão apresentadas no 3º FestiSESI.
Realizada no período de 23 a 28 de janeiro, no Complexo Cultural Sesi Taguatinga, no Distrito Federal, esta edição será promovida pelo Ponto de Cultura Invenção Brasileira juntamente com o Serviço Social da Indústria (Sesi), com o apoio dos ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC) e das Comunicações (MC).

O tema de celebração deste ano é Paulo Freire – Artesão da Liberdade, em homenagem ao educador e suas contribuições no campo da educação popular, com a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários.

Valorizar e fortalecer o patrimônio imaterial brasileiro são propósitos do evento. Haverá apresentações de artistas de diversas regiões do país, rodas de prosa, seminários, oficinas, exposições de arte, canto de trabalho, mostra de cinema e feira de convivência e sustentabilidade, com produtos trazidos pelos artistas.

“Neste ano teremos os palhaços sagrados hotxuás (nome dado a índios da tribo Krahô, no Tocantins, que têm como função divertir e levantar a auto-estima do grupo), com isso mostraremos algumas ações feitas por um Ponto de Cultura Indígena”, explica Chico Simões, presidente do Ponto de Cultura Invenção Brasileira.

“Como não podemos deixar de mostrar a cultura popular para a criançada, nesta edição teremos o ‘Festisesinho’ com roda de bonecos, palhaços e muitas brincadeiras, que serão apresentadas em um circo (tenda). No final do evento, como fruto dos debates, criaremos uma revista com declarações dos participantes e do público”, declarou Chico.

O Centro Cultural Sesi Taguatinga fica na QNF 24 – Área Especial. Informações: (61) 3352 5054 ou www.festisesi.com.br.

Ponto de Cultura

O nome alude à massagem “do-in”, na qual se pressiona pontos estratégicos do corpo, e à promessa da realização de um “do-in” antropológico” no país, feita pelo ministro Gilberto Gil por ocasião de sua posse no Ministério da Cultura.

As instituições selecionadas pelo Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva para a implantação dos Pontos de Cultura foram escolhidas por serem locais já existentes nas periferias, áreas rurais, comunidades indígenas, nas quais já havia um trabalho voltado para a valorização da cultura local.

Compartilhar: