Brasil será homenageado da temporada cultural francesa 2

O Brasil será homenageado na temporada cultural francesa deste ano. Os brasileiros terão a oportunidade de apresentar ao povo francês um pouco mais da sua arte e cultura. As atividades artísticas que marcam o Ano do Brasil na França/2005 começam em março e vão até dezembro.

Até agora, 234 projetos foram selecionados para participar do evento. Entre eles, o Espaço Brasil, destaque na estratégia brasileira de promover a imagem do país no exterior. Ele funcionará como um centro multicultural, onde serão montados diversos ambientes para apresentação de shows, musicais, filmes, exposições de arte, entre outros. Na próxima terça-feira (11), o Espaço Brasil será lançado pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, no Rio de Janeiro.

As atividades ocorrerão no Carreau du Temple, em Paris. De acordo a coordenadora do Espaço Brasil, Daiana Castilho, esse projeto é o mais importante, pois divulga manifestações culturais de todas as regiões brasileiras, além de conciliar cultura e economia.

“Mais do que o carro-chefe do Ano do Brasil na França, o Espaço Brasil é o projeto-piloto de uma grande estratégia de promoção da imagem do país no exterior. Foi pensado, selecionado e executado por profissionais brasileiros, com a proposta de criar um novo modelo de divulgação da cultura nacional, além de reforçar laços comerciais já existentes e abrir novas frentes de mercado para o país”, explica Daiana Castilho.

A programação do Ano do Brasil na França/2005 inclui exposições de artes plásticas, espetáculos de teatro e dança, festival de música e cinema, além de atividades de caráter acadêmico (oficinas de literatura).

Para a coordenadora de música, dança e artes cênicas do projeto, Mequita Andrade, é a oportunidade de mudar a visão dos franceses a respeito dos brasileiros. “Por isso, vamos mostrar toda a modernidade e diversidade da cultura brasileira, fazendo com que a França respire Brasil durante 2005”.

Dentre os temas abordados pelo Brasil em suas atividades culturais estão: as artes dos índios no Brasil, Frans Post e o Brasil no século XVII, Villegagnon e o sonho da França na Antártida, Frans Krajcberg e A fotografia brasileira do século XIX.

Mais informações sobre o Ano do Brasil na França podem ser encontradas no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br).

 

 

Author: Redação

Share This Post On