1ª Bienal do Livro de Goiás reunirá grandes nomes da literatura


 

O Centro de Convenções de Goiânia vai sediar de 23 de abril a 1° de maio a 1ª Bienal do Livro de Goiás. O evento reunirá alguns dos maiores nomes da literatura nacional contemporânea: Luís Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, Moacyr Scliar, Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado, Luiz Percival Britto, Elias José, Marina Colasanti, Affonso Romano, entre outros. Os escritores farão palestras e participarão de debates.
A mais aguardada das 54 palestras acontece no domingo, 24 de abril, com o título “Vozes do Golpe” e a participação de um time de primeira linha formado por Veríssimo, Cony, Scliar e Ventura. Para ela, o público esperado é de duas mil pessoas.

Durante os nove dias da programação também serão realizadas 166 oficinas voltadas para professores, estudantes e comunidade em geral. Os temas são diversificados: educação, pedagogia, literatura, teatro, jogos didáticos, entre outros. As crianças também terão um espaço reservado. Estão sendo preparadas 47 oficinas e performances dedicadas ao público infantil.

Para os vestibulandos, serão oferecidos 30 minicursos de análise dos livros adotados para o vestibular das universidades goianas. As aulas serão ministradas por professores universitários e jornalistas.

A programação cultural contará com apresentações dos músicos Lenine e Geraldo Azevedo, respectivamente nos dias 23 e 24. A cultura regional também marcará presença com os cantores Pádua, Marcelo Barra, Gustavo Veiga, Maria Eugênia Darwinson, Tom Oliveira, Juraíldes da Cruz, Cláudia Vieira e o grupo Choro Chora Mingando.

Entrada gratuita
O acesso ao evento será gratuito e, como entrada, será cobrado apenas um quilo de alimento não-perecível. As inscrições podem ser feitas por telefone (62) 201-3223 ou pessoalmente na Superintendência de Ensino Fundamental (Av. Santos Dumont, quadra 07, lote 10, Setor Vila Nova, Goiânia, Goiás).

A bienal será um marco para o estado de Goiás, colocando-o na rota dos mais importantes eventos literários do País. Sua realização é uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás, por meio da SEE (Secretaria Estadual da Educação), em parceria com a Agepel (Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira).

Homenagem
A bienal homenageará um dos maiores nomes da literatura goiana, o escritor Bernardo Elis (na foto), com um espaço no evento dedicado a ele. Advogado, professor, poeta, contista e romancista, Élis nasceu em Corumbá de Goiás em 15 de novembro de 1915 e morreu dia 30 de novembro de 1997. Em 23 de outubro de 1975, o escritor foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Serviço:

1ª Bienal do Livro de Goiás
De 23 de abril a 1° de maio
Centro de Convenções de Goiânia

Author: Redação

Share This Post On