UFPR lança programação “#NegritudeUFPR2021: Olhares Insurgentes” no mês da consciência negra

 

Em novembro, mês da consciência negra, a Universidade Federal do Paraná promove uma programação especial realizada pelo movimento Negritude UFPR. O lançamento oficial será transmitido nesta segunda-feira, 8 de novembro, às 19 horas, pelo canal da UFPR TV no YouTube.

Nesta edição, a reflexão será sobre o tema “Olhares Insurgentes”.O Negritude UFPR é formado pela comunidade acadêmica, instituições e entidades parceiras, grupos, coletivos e movimentos negros. O movimento articula ações que contribuem para ampliar a participação da população negra em todos os âmbitos da sociedade com oportunidades iguais, conforme o Plano Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010).

Em 2021, assim como em outras edições do mês da consciência negra, a UFPR busca promover o debate sobre a igualdade racial e a valorização da cultura negra, ampliando o alcance de suas ações afirmativas.

Serão realizadas diversas atividades artístico-culturais e mesas redondas no formato virtual. Confira a programação do #NegritudeUFPR2021:

08/11 (segunda-feira) – 19h – Abertura oficial
Lançamento da programação #NegritudeUFPR2021: Com as presenças do reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, do superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade Sipad), professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, do pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), professor Rodrigo Arantes Reis, da coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), professora Megg Rayara Gomes de Oliveira e de convidados da sociedade civil organizada.
Realização: Negritude UFPR

“Feminagem” para Odelair Rodrigues | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
“Feminagem” para a atriz negra curitibana, um dos maiores talentos do rádio, teatro e televisão do Paraná. O termo “feminagem” vem sendo difundido como uma adaptação feminina da palavra “homenagem”, adaptado para expressar respeito e admiração às mulheres. A Mostra de Teatro Negro de Curitiba, reuniu em setembro de 2021 diversos pensadores e fazedores culturais negros para a apresentação de espetáculos, mesas redondas (Giras) e agora integra também o #NegritudeUFPR2021.
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: canal da UFPR TV no YouTube

09/11 (terça-feira) – 10h – Mesa redonda | Suicídio e saúde mental da população preta LGBTI+: desafios e vivências afetivas
A mesa contará com os psicólogos Paulo Vitor P. Navasconi e Julia Romano, com mediação de Victor Hugo Brandão Meireles (doutorando em Psicologia pela UFPR). O bate papo fará a relação de como a Psicologia pode contribuir para a discussão sobre saúde mental, suicídio e para a construção de afetos para população preta LGBTI+. Além disso a mesa discutirá também os desafios no enfrentamento contra o racismo e a lgbtifobia.
Realização: Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE) da UFPR
Transmissão: Youtube – Canal SIPAD Comunica

10/11 (quarta-feira) – 19h – Gira – Representatividade Negra | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
Evento que reuniu, em setembro de 2021, diversos pensadores e fazedores culturais negros para apresentação de espetáculos, mesas redondas e palestras. Participantes: Sol do Rosário, Taciane Vieira, Cassia Damasceno, Glayson Cintra, Carlos Canarin, Thadeu Peronne e Ronald Pinheiro. Mediação: Gil Rhodrigues.
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: Youtube – Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR

11/11 (quinta-feira) – 10h – Mesa redonda | Aproximações entre Guiné-Bissau e Brasil: Identidades e Imigração
A mesa contará com a participação de David le (graduado em Letras Língua portuguesa pela UNILAB em Mestrando em Linguística pela UFPR) e Ricardo Aguinelo (graduado em Letras Língua portuguesa pela UNILAB, mestre e doutorando em Literatura, Cultura e contemporaneidade pela PUC/ Rio).
Realização: SIPAD – UFPR.
Transmissão: Youtube – Canal SIPAD Comunica

11/11 (quinta-feira) – 19h – Gira – Mulheres Pretas na Direção com Onisajé | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
Evento que reuniu, em setembro de 2021, diversos pensadores e fazedores culturais negros para apresentação de espetáculos, mesas redondas e palestras.
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: Youtube – Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR

12/11 (sexta-feira) – 19h – Mesa redonda | Reflexões sobre o 20 de novembro a partir do direito à autonomia das comunidades quilombolas
A mesa contará com a participação de Maria Aparecida Mendes, quilombola de Conceição das Crioulas, de Salgueiro-PE; ativista do Movimento Quilombola/CONAQ; bacharela em Serviço Social pela Universidade de Guarulhos-SP desde 2015 e mestra em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais – MESPT-UnB/2019 e de Jeferson Pereira, quilombola do Território Águas do Velho Chico, mestrando na Universidade de Brasília (UNB), Pós-graduando em direito Ambiental e Advogado da CONAQ. A mesa terá a mediação de Judit Gomes da Silva, antropóloga, servidora da UFPR e coordenadora do Projeto Comunicar Direitos.
Realização: Projeto Comunicar Direitos(NuCA/SIPAD)
Transmissão: Youtube – Canal SIPAD Comunica

16/nov a 21/nov (terça a domingo) – Distribuição de materiais informativos
Entrega de materiais informativos para os passageiros do transporte coletivo das regionais com maior incidência de população Negra no município.
Realização: Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura de Curitiba.
Onde: Terminal do Cajuru, 16/nov, das 07h às 09h | Terminal do CIC, 17/nov, das 07h às 09h | Terminal do Sítio Cercado, 19/11, das 07h às 09h | Terminal do Sítio Cercado, 21/nov, das 09h às 11h. | Feira do Largo da Ordem, 21/nov, das 14h às 17h | Praça Zumbi dos Palmares, 21/11, das 14h às 17h.

17/11 (quarta-feira) – 16h – Mesa redonda | Consciência Negra na ANPEd: Diálogos África Brasil, letramentos literários (e raciais) e os escritos de Paulina Chiziane
Participantes: Eliane Debus (UFSC); Iris Amâncio, ativista antirracista, professora, pesquisadora e editora (UFF e Nandyala Livros); Sara Jona Laisse (Universidade Politécnica de Moçambique). Mediador: Paulo Vinícius Baptista da Silva (UFPR e gestão ANPEd).
Realização: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
Transmissão: Youtube – Canal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

17/11 (quarta-feira) – 19h – Gira – Teatro Negro no Brasil com Salloma Salomão | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
Evento que reuniu, em setembro de 2021, diversos pensadores e fazedores culturais negros para apresentação de espetáculos, mesas redondas e palestras.
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: Youtube – Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR

19/11 (sexta-feira) – 9h/19h – Evento | Dia da Consciência Negra no Setor de Educação
Momento de reflexão realizada pelo Setor de Educação da UFPR com o objetivo de fortalecer a Educação para as Relações Étnico-raciais no currículo do curso de Pedagogia e das Licenciaturas, corroborando o processo de formação antirracista dos/das futuros/as profissionais da educação.
Realização: Setor de Educação da UFPR
Transmissão: Youtube – Portal Educação UFPR

20/11 (sábado) – Mostra de Cinema de Direitos Humanos de Curitiba
A Mostra de Cinema e Direitos Humanos de Curitiba é uma ação de promoção da educação e da cultura em Direitos Humanos que visa educar, discutir, fomentar e difundir a temática dos Direitos Humanos sob a ótica da realização cinematográfica.
A mostra é voltada à exibição de obras que contemplem aspectos sobre o combate ao racismo e os direitos da população negra, como: “Kekere” (2017, 04 min | Direção: Axel Sande | Produção: Wagner Cinelli), “E no Rumo do meu Sangue” (2019, 04 min | Direção e produção: Gabriel Borges), “Assis – Histórias de lá e de cá” (2020, 21 min | Direção e Roteiro: Patrick Correia | Produção: Marcela Servano e Patrick Correia) e “Sobre Sonhos e Liberdade” (2020, 70 min | Direção: Marcia Paraiso e Francisco Colombo | Produção: Antônio Costa Valente e Marcia Paraiso).
Realização: Extremum Produções Culturais
Transmissão: Sessões Virtuais do Cine Passeio

20 a 26/11 (sábado a sexta) – Mostra | Mostra Afro-Cultural de Curitiba
A mostra contempla novos artistas negras e negros de Curitiba que compõem um cenário rico em diversidade cultural com a identidade afro-brasileira e busca incentivar o mercado criativo da pesquisa para que surjam novos artistas na área cultural. São 26 projetos de artistas afrodescendentes premiados através da curadoria de profissionais das áreas de teatro (apresentado na mostra no dia 20), dança (dia 22), música (24) e artes visuais (26).
Curadoria: Kátia Drumond, Izidoro Diniz, Kênia Coqueiro e Gil Rhodrigues.
Realização: Helen Bastos – GH Produções Culturais
Transmissão: Plataforma Digital do evento Mostra Afro-Cultural

20/11 (sábado) – 10h – Feira Literária | Festival Literário Afro-Paranaense (FLAP)
Quantos intelectuais e artistas negros e negras você conhece no Paraná? Venha conhecer a produção intelectual e artística afro–paranaense no campo da literatura! Porque, afinal, consciência é conhecimento. Falada ou escrita, a palavra tem poder! Programação rica e diversificada, com lançamento de livros, roda de diálogo, sarau e entrevistas com intelectuais, escritoras e artistas afro–paranaenses.
Realização: Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira – Humaitá
Transmissão: YouTube – Canal do Centro Cultural Humaitá

20/11 (sábado) – 12h – Exposição virtual | Abertura de “Trajetórias Negras”
A ação tem como intuito expor a trajetória e biografia de cientistas e artistas negros brasileiros, bem como a vivência de estudantes negros da UFPR no contexto acadêmico.
Realização: Coordenadoria de Cultura UFPR em parceria com o Museu de Arte da UFPR (MUSA)
Transmissão: Plataforma da exposição (confira o link no dia do lançamento no Instagram da Coordenadoria de Cultura da UFPR)

20/11 (sábado) – 17h – Ato | Bateria-APUFPR
A Bateria-APUFR participa de ato cultural durante o movimento do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que reúne movimentos socioculturais, centrais sindicais e movimentos partidários na luta nacional antirracista.
Realização: Associação dos Professores da UFPR (APUFPR)
Transmissão: Mais detalhes no site da APUFPR

20/11 (sábado) – 19h – Show musical | Saudação Odara
Nesse show musical, a cantora Rubia Divino convida o intérprete maranhense Daniel Montelles para um encontro sonoro que saúda a ancestralidade e a potência da música Afro-brasileira.
Realização: SESC Paraná
Transmissão: Youtube – Canal do Sesc Paraná

21/11 (Domingo) – 10h – Feira | Feira Cultural e do Afro-Empreendedorismo
A feira, que acontece mensalmente, reúne produtos de artesanato, materiais pedagógicos, velas aromáticas, brechó e roupas típicas e tem a finalidade de fortalecer o papel do Negro e da população negra nos espaços, sensibilizar e despertar um novo olhar de não negros sobre a importância da valorização de todos na sociedade.
Realização: Instituto Afro Brasil do Paraná
Local: Praça Zumbi dos Palmares – Rua Elói Orestes Zeglin, no Pinheirinho

21/11 (Domingo) – 9h – Festividade | Primeiro Aniversário da Escola de Samba “Deixa Falar”
Atividade cultural conjunta da Escola de Samba “Deixa Falar” e da APUFPR em comemoração ao aniversário de um ano da Escola de Samba a ser realizada nas dependências do Paraná Clube, com atividades realizadas durante todo o dia.
Realização: Associação dos Professores da UFPR (APUFPR)
Local: Sede do Paraná Clube na Av. Pres. Kennedy, 2377

21/11 (Domingo) – 19h – Gira – Dramaturgia Negra com Jé Oliveira | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
Evento que reuniu, em setembro de 2021, diversos pensadores e fazedores culturais negros para apresentação de espetáculos, mesas redondas e palestras.
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: Youtube – Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR

22/11 (Segunda-feira) – 10h – Inauguração do Jardim Rubieni
Em homenagem à Senhora Rubieni, falecida de Covid-19, autora de uma das histórias do Livro e Cartilha Narrativas Afro-Curitibanas.
Realização: Secretaria Municipal da Educação por meio da CEFAR e CMEI Ipiranga, em parceria com a Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial
Local: CMEI IPIRANGA: Rua Major Sebastião Izidoro Pereira, 116 – Capão Raso

22/11 (Segunda-feira) – 18h – Live | O Racismo no Brasil em Tempos de Ataques
Live organizada pelo Sinditest-PR com discussões sobre o andamento das diferentes Políticas Públicas adotadas para população negra no Brasil no passado recente, no presente e desejadas para o futuro.
Realização: Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR)
Transmissão: Divulgação pelo Instagram do Sinditest-PR

22/11 (Segunda-feira) – 19h – Gira – Palestra Escravismo Colonial no Brasil: Um Novo Olhar | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
Evento que reuniu em setembro de 2021, diversos pensadores e fazedores culturais negros para apresentação de espetáculos, mesas redondas e palestras. Palestrante: Clemilda Santiago. Mediação: Isidoro Diniz.
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: Youtube – Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR

23/11 (terça-feira) – 16h – Série de posts | Acervo da Congada da Lapa
A série mostrará informações e curiosidades sobre o acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR sobre a Congada da Lapa, na última semana do Mês da Consciência Negra.
Realização: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR)
Transmissão: Instagram do MAE-UFPR e Facebook do MAE-UFPR

23/11 (terça-feira) – 18h – Mesa redonda | Trajetórias Negras na Academia
Bate papo sobre experiências de ser negro no contexto acadêmico. Convidados: Kananda Eller “Deusa Cientista” e Victor Hugo Brandão Meireles.
Realização: UFPR/PROEC/Coordenadoria de Cultura – Festival de Ciência, Cultura e Inovação daUFPR
Transmissão: Instagram da Coordenadoria de Cultura da UFPR (Ao Vivo)

23/11 (terça-feira) – 19h – Gira – Cultura de Quilombo | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
Evento que reuniu pensadores e fazedores culturais negras e negros para apresentação da mesa redonda com o tema “Cultura de Quilombo”. Participantes: Silmara Xavier, Dra. Rita de Cassia de Lins e Silva, Prof. Dr. Paulo Bracarense, Isidoro Diniz, Prof. Gedielson Santos, Prof. Denilton Laurindo -Leonardo Cruz. Mediação: Profa Clemilda Santiago Neto.
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: Youtube – Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR

24/11 (quarta-feira) – 18h – Bate papo | Trajetórias Negras na Produção Cultural
Bate papo sobre experiências e trajetórias de Produtores Culturais Negros. Convidados: Isidoro Diniz e Siamese Mediação: Juliana Mara
Realização: UFPR/PROEC/Coordenadoria de Cultura
Transmissão: Instagram Cultura UFPR (Ao Vivo)
*Essa ação compõe também a programação do Festival de Ciência Cultura e Inovação da UFPR

24/11 (quarta-feira) – 19h – Roda de conversa | Quarta LGBT
Neste encontro virtual, a professora Dayana Brunetto recebe convidados para um bate-papo. Realização: Superintendência de Políticas Afirmativas e Inclusão (Sipad) da UFPR
Transmissão: Youtube – Canal SIPAD Comunica

25/11 (quinta-feira) – 18h – Show musical | Trajetórias Negras na Música
Apresentação de Daniel Montelleses.
Realização: UFPR/PROEC/Coordenadoria de Cultura
Transmissão: Youtube – Canal da UFPR TV
*Essa ação compõe também a programação do Festival de Ciência Cultura e Inovação da UFPR

25/11 (quinta-feira) – 19h – Roda de conversa | Afro-Encontro
A ação visa reunir servidores (técnicos e docentes), estudantes da graduação e estudantes da pós-graduação em uma roda de conversa para dialogar sobre o que representa ser negro na UFPR. Serão realizadas três rodas de conversa com os grupos separados, visando dialogar e entender as demandas, conhecer quem são os sujeitos e propiciar a interação entre eles.
Realização: UFPR/SIPAD/NEAB
Transmissão: Inscreva-se para acesso à sala até às 18h do dia do evento neste link.

26/11 (Sexta-feira) – 19h – Gira – Celebrações e Divindades | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
O evento reuniu babalorixás e fazedores culturais negras e negros para uma reflexão acerca do tema das religiões de matrizes africanas. Participantes: Mãe Ikandaiyô, Eddie Mansan, Adegmar José da Silva “Candiero”, Babaalorixá Alexandre T’Oxaguian. Mediação: Yagunã Dalzira.
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: Youtube – Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR

27/11 (Sábado) – 19h –Gira| Políticas Afirmativas | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
Evento que reuniu pensadores e fazedores culturais negras e negros para apresentação da mesa redonda com o tema de Políticas Afirmativas. Participantes: Marly Teixeira, Dra. Dora Lúcia Bertúlio, Camila Cardoso, Dr. Saul Dorval CONSEPIR/PR, Isidoro Diniz, Cleber Borges – SESC/PR Mediação: Prof. Dr. Paulo Vinícius/UFPR.
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: Youtube – Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR

28/11 (Domingo) – 19h – Oficina| Bonecas Abayomi com Geysa Costa | Mostra de Teatro Negro de Curitiba
Evento que reuniu, em setembro de 2021, diversos pensadores e fazedores culturais negros para apresentação de espetáculos, mesas redondas e palestras
Realização: Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo
Transmissão: Youtube – Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR

 

29/11 (segunda-feira) – 15h – Mesa redonda | Filosofia Africana, afrodiaspórica e reencantamento do pensar filosófico
Professor Severino Ngoenha (Universidade Edouard Mondlaine) e Prof Sergio Luís Nascimento (PUC PR). Mediação: Prof.Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva (SIPAD e NEAB/UFPR)
Realização: Parceria entre PUC-PR e NEAB/UFPR.
Transmissão: Youtube – Canal SIPAD Comunica

29/11 (segunda-feira) – 18h – Lançamento | Samba Enredo para o Carnaval de 2022 “Eu sou o samba”
Atividade conjunta online da Escola de Samba “Deixa Falar” e a APUFPR. Será apresentado o samba enredo da Escola de Samba e sua sinopse explicativa em uma live. O Samba Enredo conta a história do nascimento e do crescimento do samba no Brasil, apresentando a incorporação de elementos da cultura africana nas manifestações artísticas brasileiras e na cultura nacional.
Realização: Associação dos Professores da UFPR (APUFPR)
Transmissão: Facebook da APUFPR e Youtube da APUFPR

30/11 (Terça-feira) – 15h – Reunião | Reunião dos Docentes aposentados da APUFPR, com Isidoro Diniz Abrindo
Ator, produtor e diretor teatral, é um dos artistas mais premiados no Paraná, com aproximadamente 40 estatuetas do Gralha Azul, principalmente por sua militância em defesa da comunidade artística teatral. Além de integrante do FRONT/Frente de Movimento Cultural e da Frente de Política Negra.
Realização: Associação dos Professores da UFPR (APUFPR)
Acesso: Inscrições no link: bit.ly/aposentadosnovembro

30/11 (Terça-feira) – 19h – Mesa redonda | Ações Afirmativas para a Cultura
O evento busca a reflexão sobre ações afirmativas para a Cultura, que são políticas públicas voltadas para grupos que sofrem discriminação étnica, racial, de gênero, religiosa. Essas políticas afirmativas buscam promover a inclusão socioeconômica de populações historicamente segregadas do acesso as oportunidades. Participação: Vereadora Carol Dartora, Cassia Damasceno, Eddie Mansan, Isidoro Diniz, Candiero, Marcelina Fialho e Kátia Drumond. Mediador: Adriano Esturilio, presidente SATED/PR.
Realização: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Paraná (SATED)
Informações: Site do SATED/PR

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


catorze + 5 =