Festival Literário Afro-paranaense

Poesia, prosa, conto, romance, ensaio, teatro, artigos, contação de histórias afro-paranaenses. A FLAP é uma ação que acontece no Mês da Consciência Negra e teve a sua primeira edição realizada, em 2019, no Memorial de Curitiba.

O objetivo do Festival Literário Afro-paranaense é valorizar e dar visibilidade à presença negra no campo da literatura e da produção de conhecimentos.

A programação prevê lançamentos de livros, saraus e entrevistas com autores(as), pensadores(as), estudiosos(as), artistas, poetas(isas) ligados ao cenário cultural, intelectual e literário afro-paranaenses ou que se dedicam à temática afro-paranaense e afro-brasileira.

O cenário afro-paranaense vem ganhando cada vez mais destaque na capital do Paraná, com o regate das memórias da antiga “Igreja dos Pretos” de Curitiba. A igreja foi a segunda construída em Curitiba, em 1737, pelos irmãos pretos do Rosário e de São Benedito. A lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito trouxe, ao longo da última década, cada vez mais adeptos e simpatizantes ao centro histórico, para conhecer as histórias da população negra invisibilizadas na historiografia oficial de Curitiba.

Desde 2009, o ponto alto da Festa do Rosário tem sido a lavação das escadarias, uma cerimônia que é tradicionalmente precedida de ato inter-religioso e seguida de cortejo até o pelourinho, passando pelas Gameleiras Sagradas (Iroko) da Praça Tiradentes. Em 2020 e 2021, por conta da pandemia, seguindo as recomendações de segurança, as atividades presenciais foram apenas simbólicas.

Em 2021, o Centro Cultural Humaita vai celebrar o Mês da Consciência Negra em parceria com o coletivo Negritude UFPR, em uma série de atividades online.

O evento conta com o apoio da Editora Humaita, que estará lançando novos livros com convidados especiais.

Em breve, publicaremos todas as novidades!

De 20 a 28 de novembro de 2021, acompanhe a programação da FLAP – Festival Literário Afro-paranaense, em ambiente virtual.

Participe!

Afinal, consciência negra é conhecimento e palavra tem poder.

 

FLAP

Festival Literário Afro-paranaense

Data: de 20 a 28 de novembro, em horários diversos.

Local: https://informativocentroculturalhumaita.wordpress.com/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


vinte − catorze =