Receita de Caranguejada

 

O caranguejo é um crustáceo que é encontrado em todo o litoral brasileiro e serve como ingrediente base para vários pratos da culinária típica costeira. A carne do fruto do mar tem uma textura macia, é saborosa e pode ser utilizada em uma infinidade de preparos.

O consumo do caranguejo também traz vários benefícios para a saúde, já que a carne é fonte de diversas vitaminas, como A e C, e também conta com ômega-3 e selênio, grandes aliados para quem busca uma alimentação saudável e nutritiva.

Confira dicas saborosas da Brasil Cultura:

Para começar a fazer sua carangurejada indicamos limpar o caranguejo antes de tudo. “Primeiro você vai matar o caranguejo. Com o auxílio de uma faca, enfie entre a cabeça e a barriga no meio. Depois, lave em água corrente e como ele vem com muito pelo, uma dica é escorrer, colocar em um refratário e jogar álcool 70% e riscar um fósforo, para que os pelinhos sejam consumidos pelo fogo. Depois é só passar uma escovinha para tirar o excesso e lavar”, diz.

Quais os ingredientes para cozinhar o caranguejo?

Na panela, utilize temperos e vegetais
Reprodução

Na panela, utilize temperos e vegetais

O segredo para não errar na caranguejada é caprichar nos temperos e vegetais que irão pra panela junto com o caranguejo. “Coloque na panela tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde, um pouco de colorau, cominho, sal e azeite com água. No fogo, espere que cozinhe bem (por 15 minutos em média) e deixe o caldo apurar”, afirma.

Quais os acompanhamentos para o caranguejo?

Um bom molho lambão, pirão e pão são ótimos para a caranguejada
Gabriela Giacomini

Um bom molho lambão, pirão e pão são ótimos para a caranguejada

Além do pãozinho, recomendamos fazer um pirão com o caldo da caranguejada. “Coe um pouco do líquido, leve na panela com azeite e farinha de mandioca e faça um bom pirão. Outra opção é fazer uma vinagrete com pimentas, como o molho lambão”, conta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*