SNC ganha adesão de seis novos municípios

Os municípios de Santana, no Amapá; Mata, no Rio Grande do Sul; Funilândia, em Minas Gerais; Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro; Nova Santa Helena, em Mato Grosso; e Lontras, em Santa Catarina, passaram a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC), instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura adotado pelo Ministério da Cultura (MinC). Com as novas adesões, publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30), 2.581 municípios brasileiros, além do Distrito Federal, estão no sistema. Em 2018, foram 42 adesões ao SNC.
A adesão ao SNC permite que estados e municípios aprimorem a gestão cultural, com a criação do órgão de gestão local, do conselho de política cultural, da conferência e do plano de cultura, além do sistema de financiamento. A assinatura do acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura, marca a adesão ao sistema.
O Ministério da Cultura realiza oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura, para auxiliar nesse processo. Com isso, o MinC tem buscado oferecer aos municípios as condições técnicas apropriadas para a integração ao Sistema Nacional de Cultura.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


4 − 2 =