Navigation Menu

Contribuição do turismo para o desenvolvimento da economia

Turismo em Pontal do Paraná

Esse artigo tem como objetivo abordar sobre a importância da atividade turística, obtendo-se através dela desenvolvimento para economia. Ressaltando também a importância da implantação de políticas e programas para promover ações e planejamentos voltados a estimular o turismo como forma de desenvolvimento.

A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local.

O setor representa 7,9% do PIB nacional e é responsável por 6,59 milhões de empregos.

 

Com a implantação do Turismo nas localidades, é possível se desenvolver ainda que basicamente equipamentos de apoio e infraestrutura, criação de novos meios de hospedagem, entretenimento, mão de obra qualificada, meios de transporte, oportunidade de expansão dos empreendimentos e serviços alimentares, como bares, lanchonetes, quiosques e restaurantes, melhorias e adequações na saúde pública, saneamento, vias de acesso e segurança, dentre outros dos quais os turistas buscam e necessitam destes, gerando benefícios na qualidade de vida para a própria população local.

Esta atividade também auxilia na valorização dos atributos locais como os atrativos culturais, naturais e sociais.

 

De acordo com os dados do Ministério do Turismo do Brasil, referentes ao ano de 2017, foram 6,6 milhões de turistas do mundo que entraram no país, gerando uma receita cambial de 6 bilhões de dólares americanos, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Ao todo, foram mais de dez milhões de desembarques internacionais feitos nos aeroportos brasileiros em 2017. O Turismo injetou US$ 163 bilhões no Brasil em 2017.

 

 

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a contribuição do Turismo para o PIB nacional deve registrar crescimento de 2,5% em 2018 e chegar a 8,2% em 2028.

 

Estes números demonstram que a atividade turística pode contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.

 

 

 

Todavia, é notória a importância de um planejamento estratégico para o setor, a admnistração pública e a iniciativa privada devem se organizar para criar mecanismos para potencializar o crescimento do setor e assim, juntos, promoverem políticas de fomento do desenvolvimento sustentável.

 

A construção de um planejamento estratégico para o turismo nacional, regional e ou local, deve ser prioridade para todos os envolvidos na atividade: poder público, iniciativa privada, associações, turismólogos e a comunidade.

 

Por fim, reforça-se que para estabelecer uma atividade turística sustentável para todos, é necessário a integração e cooperação de todos.

FONTE

 

Be Sociable, Share!

Author: Brasil Cultura

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *