Navigation Menu

Regiões Sudeste e Sul ganham novas Praças CEUs

Situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, o município de Sapucaia do Sul (RS) se prepara para realizar uma animada cerimônia no sábado (15) no bairro Vargas. A partir das 13h, os moradores da região estão convidados a participar da inauguração oficial do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que oferece à comunidade, de forma gratuita, atividades culturais, esportivas, de lazer, de assistência social e de formação profissional.

 

De acordo com o coordenador da unidade, Alessandro Nicoletti, a unidade vem funcionando mesmo antes da inauguração oficial, todos os dias das 8h às 22h, e conta com cerca de mil pessoas matriculadas nas diversas oficinas existentes, como dança tradicionalista, zumba, ginástica laboral, capoeira, corte e costura, crochê, pintura em tecido, pintura em tela, artesanato, manicure, desenho, horta, tricô, teatro, futsal, dança de salão, invernada e capoeira.

 

“Os moradores receberam muito bem o CEU aqui. Ajudam a cuidar e frequentam diariamente. Antes havia muitos jovens com problemas com drogas. Quando a Praça veio para cá, isso acabou. Agora, com o wifi livre, a biblioteca pronta e tudo equipado e mobiliado, o espaço vai até ficar pequeno”, afirma Nicoletti.

 

Durante a cerimônia deste sábado, estão previstas apresentações de cada uma das atividades realizadas no centro e a formatura de 800 alunos. A banda da guarda municipal vai se apresentar e um grupo evangélico local fará uma apresentação e deixará uma mensagem aos presentes.

 

O CEU de Sapucaia do Sul contou com o investimento de R$ 2,2 milhões do Ministério da Cultura (MinC) e dispõe de salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

As inscrições para as oficinas de 2019 começam em fevereiro e as aulas, em março. Deverão ser abertas cerca de mil vagas. No Rio Grande do Sul, outros nove CEUs já foram inaugurados. Estão previstas 22 unidades no estado.

 

Itanhaém

 

O município de Itanhaém, na Baixada Santista, inaugurou nesta sexta-feira (14) a 50ª unidade do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de São Paulo, de um total de 70 previstas para o estado.

 

Do mesmo modelo de Sapucaia do Sul, o centro conta com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaço multiuso, uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pista de skate, quadra poliesportiva coberta, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada, distribuídos em 3 mil metros quadrados. O investimento local também foi de R$ 2,2 milhões do governo federal, por meio do Ministério da Cultura.

 

A unidade de Itanhaém é a 182ª do Brasil a ser inaugurada, de um total de 331 a serem entregues em todas as regiões do País.

 

CEUs

 

As Praças CEUs funcionam por meio de gestão compartilhada, formada por um conselho de pessoas da sociedade civil organizada, de órgãos públicos e da sociedade civil que organizam e administram o funcionamento do centro, bem como as atividades que ocorrem no local, que são discutidas e demandas pela comunidade.

 

A proposta das Praças CEUs é integrar, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, a fim de promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social nas cidades brasileiras

 

Serviço

Inauguração oficial do CEU de Sapucaia do Sul (RS)

Data: 15/12/2018

Horário: A partir das 13h

Endereço: Av. Valdomimo Rodrigues Machado, S/N , Bairro Vargas

Be Sociable, Share!

Author: Brasil Cultura

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − catorze =