Inscrições abertas para prêmio de salvaguarda do jongo

Estão abertas as inscrições para a edição de 2018 do Prêmio de Salvaguarda do Jongo/Caxambu, destinado a grupos jongueiros e caxambuzeiros do Espírito Santo e a pessoas que atuam na salvaguarda dessa forma de expressão afro-brasileira. Serão premiadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), 10 iniciativas de caráter exemplar, com R$ 10 mil cada. As inscrições estão abertas até 1º de novembro.

 

O jongo, também chamado de caxambu ou tambu, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil, é uma manifestação cultural que integra a percussão de tambores, dança coletiva e elementos de espiritualidade. A salvaguarda de bens de natureza imaterial significa apoiar sua continuidade de modo sustentável, atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

 

Existem hoje 22 grupos jongueiros identificados no estado do Espírito Santo. O fomento às iniciativas e ações dos jongueiros é uma reivindicação dos próprios praticantes, como forma de melhorar as condições sociais e materiais de transmissão e reprodução de saberes relacionados à manifestação.

 

Podem concorrer projetos de organização de festejos, celebrações ou expressões artísticas (dança, música, teatro, artes visuais); ações de intercâmbio entre os grupos; festivais; estruturação de Centros de Referência; compra ou manutenção de equipamentos e materiais; aquisição de instrumentos musicais; apoio a pesquisa e divulgação do jongo e do caxambu; produção bibliográfica; produção audiovisual; formação, mapeamento, conservação e disponibilização de acervos; ações educativas; formação; capacitação; transmissão de saberes (incluindo o apoio à grupos mirins); apoio à organização e à mobilização comunitária; seminários e encontros; e ações direcionadas para sustentabilidade dos grupos, com promoção da utilização sustentável dos recursos naturais.

 

Serviço

Prêmio Jongo e Caxambu no Espírito Santo

Inscrições: Até 1º de novembro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


vinte − três =