BraJazz Fest reúne grandes nomes do jazz em evento gratuito na Marina da Glória nos dias 27 e 28 de abril e 04 e 05 de maio

Quatro dias que vão apresentar shows únicos de jazz brasileiro, elaborados especialmente para unir o que há de melhor no estilo, somados a palestras e workshops, em um clima contemplativo para pausar a correria e a urgência dos tempos atuais. Essa mistura é a essência da 1ª edição do BraJazz Fest, que acontece nos dias 27 e 28 de abril e 04 e 05 de maio, na Marina da Glória. Com realização da D+3 Produções, curadoria de Bernardo Palmeira e patrocínio da Getnet – empresa de tecnologia do grupo Santander –, o evento é gratuito e irá juntar amantes da boa música de todas as faixas etárias em um visual de tirar o fôlego, dono de um pôr do sol de outono que não deixa nada a dever para o verão.

 

 

“A ideia nasceu a partir do desejo de apresentar as várias facetas do jazz brasileiro. É um convite para o público se entregar ao momento, curtir a música na sua excelência, em um ambiente leve e descontraído. Acho importante que neste momento a gente possa proporcionar ao publico momentos de alta qualidade cultural, em um clima leve e despretensioso”, afirma Renata Salles, diretora-geral da D+3 Produções.

 

 

Por isso, os shows foram pensados de forma minuciosa por Bernardo Palmeira. Encontros inéditos marcam uma experiência musical de alta qualidade, em shows que misturam a velha guarda do jazz nacional com novas descobertas do cenário contemporâneo em diversos estilos. “Nosso principal desafio era unir a força, sofisticação e as harmonias da música brasileira com a liberdade do jazz. Isso tudo trazendo músicos e instrumentistas que circulam pela MPB dentro do formato do jazz, que é de improvisação”, explica o curador.

 

 

A história de Davi Morais, que toca no primeiro dia de shows, se mistura com a trajetória da música brasileira. Filho de Moraes Moreira e um dos mais importantes guitarristas dessa geração, ele divide a noite com a banda Bagunço, que traz o som festivo de músicos amantes do Carnaval de rua do Rio de Janeiro. No dia 28, a Baixada Jazz Big Band, com repertório regado a Thad Jones, Bill Hollman e Rafael Rocha, abre caminho pra superbanda AfroJazz, que dispensa apresentações. No segundo final de semana, o BraJazz Fest tem Marlon Sette, da big band Orquestra Imperial, e o encontro de Nelson Faria e Carlos Malta, dois gigantes da música contemporânea, que já tocaram com Caetano Veloso, Cássia Eller e Wagner Tiso. Na última noite de sua primeira edição, Robertinho Silva e Simone Mazzer fecham com chave de ouro. O show da dupla será acompanhado de uma banda formada por Renato Massa, Ney Conceição, Luiz Otávio, Marcelo Martins e Jessé Sadoc, que se reúne especialmente para a apresentação.

 

 

Além disso, palestras e workshops foram pensados especialmente para agregar informação às tardes banhadas de sol e música. No primeiro dia, o Favela Brass abre o evento contando como é ensinar instrumentos de sopro para crianças de 7 a 14 anos em uma comunidade do Rio de Janeiro. Criado em 2014 pelo trompetista britânico Tom Ashe, o projeto oferece aulas gratuitas na Pereira da Silva, na Zona Sul. No dia seguinte, é a vez do AfroJazz contar a história da vinda dos ritmos africanos para as Américas, trazendo a experimentação típica do Jazz para o aprendizado dessas linguagens musicais. Na abertura do segundo final de semana, Nelson Faria, um dos mais expoentes músicos contemporâneos, fala sobre sua recente empreitada como apresentador do Youtube. Para finalizar, a Escola Portátil é representada por Pedro Amorim, que vai contar como surgiu o projeto que hoje reúne cerca de mil alunos para a prática do choro.

 

 

O espaço será todo preparado para isso. Com uma cenografia pensada para trazer o clima do relaxamento, o público terá à sua disposição os restaurantes da Marina da Glória para os comes e bebes. Planejado com cores solares e em materiais naturais, tudo no BraJazz Fest converge para a leveza de um espaço democrático e aberto ao público. “A Getnet acredita na música como um importante instrumento de inclusão social, este é um projeto que une entretenimento e cultura para todos”, afirmou Juana Angelin, superintendente executiva de marketing da Getnet.

 

 

Serviço

Dias 27 e 28 de abril e 04 e 05 de maio

A partir das 16h, na Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória.

Telefone: 2555-2200

Entrada gratuita

 

 

Programação

 

 

 

27/04

15h Workshop Favela Brass

17h T-Bones Brasil Ensemble

18h DJ

18h15 Bagunço

19h15 DJ

19h30 Bondesom “Big Bonde” e convidados

21h Término

 

 

28/04

15h Workshop AfroJazz

17h DJ

17h30 Baixada Jazz Big Band

18h30 DJ

19h AfroJazz com participação de Marco Suzano e Eduardo Neves

20h30 DJ e Término

 

04/05

15h Palestra com Nelson Faria

17h Quarteto Pedro Amorim

18h DJ

18h15 Marlon Sette

19h15 DJ

19h30 Nelson Faria com participação de Carlos Malta

21h Término

 

 

05/05

15h Palestra com Escola Portátil

17h DJ

17h30 Jazz Brasil All Stars com Simone Mazzer e Robertinho Silva

18h30 DJ

19h Davi Moraes com participação de Jorginho Gomes e Fernando Vidal

20h30 DJ e Término

 

 

Sobre a D+3 Produções

 

A D+3 Produções cria e realiza grandes eventos de cultura, entretenimento e comunicação de marca há mais de 20 anos. Desde 1996, realizou projetos como Shell Open Air, Pepsi Twist Land, Rider Weekends, Veste Rio, Telefônica Sonidos, Claro Q é Rock!, Cinema Inflável e Choro na Gamboa, além de ter assinado produções em Portugal, na Espanha, França, Argentina e Chile.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*