2019 Brasil Cultura 15 Anos!

O Portal Brasil Cultura, foi fundado em 2004. Antes do Facebook, que apareceu também naquele ano, antes do Yutube que é de 2005 e muito antes do Twitter que é de 2006. Chegamos aos 15 anos agora em 2019.

No ano que completamos 15 anos de serviços ao jornalismo cultural brasileiro, nos deparamos com o retrocesso na área cultural do país.

Sabe-se que a Cultura não ocupou, até hoje, nenhuma centralidade na administração pública brasileira e, portanto, nos esforços de desenvolvimento do país. Ainda assim, a criação do MinC, em 15 de março de 1985 pelo então presidente José Sarney, significou um passo para o pensamento cultural no Brasil graças ao surgimento de uma agenda pública autônoma. Tivemos alguns avanços com Lula e Dilma e hoje, infelizmente, amanhecemos muito mais pobres.

Os novos governantes, com suas visões atrasadas, não veem que a Cultura, com os negócios que gera, tem grande potencial para ser aquela que faria o Brasil deixar de ser somente um exportador de commodities e explorar as cadeias mercadológicas que têm em seu centro a criatividade e a inovação.

Evidente que não faz sentido desmantelar o Ministério da Cultura justamente na era digital, quando a indústria de entretenimento ganha escala planetária e o Brasil tem potencial imenso, especialmente na música, no cinema e nas manifestações culturais associadas ao Turismo. O governo, contaminado por ideologia retrógada começa dando um tiro no pé não respeitando os valores e as manifestações culturais do país.

Essa gente do Fake News, das visões nas goiabeiras, da mentira, da violência e do desconhecimento não sabem que cultura tem um papel importante para a população.

A cultura tem uma grande diversidade de conceitos e significados para o conhecimento dos Brasileiros, a cultura envolve arte, crenças, hábitos, costumes, entre muitos outros. PRECISAMOS REAGIR.

A partir de agora a gestão cultural terá a cobrança de que, mesmo perdendo o status de ministério, lutaremos para que não se percam as conquistas alcançadas até aqui.

O Portal Brasil Cultura sabe que a Cultura tem fundamental importância para as nossas vidas. A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual.

Como o jornalismo cultural engloba toda a economia, o direito, a música, as artes plásticas, o teatro, turismo, a televisão, os eventos culturais como exposições, shows, festivais, feiras, e notícias sobre as instituições que promovem a cultura como as produtoras de cinema, os estúdios, as galerias, os museus, as bibliotecas, os teatros, o Portal, assim como vem fazendo nesses últimos 15 anos, agora mais intensificadamente, denunciando e apontando os erros. Repetimos a frase: “Nós avisamos”!

Cláudio Ribeiro

Jornalista e Compositor

 

 

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*