Recife e Olinda já vivem clima de carnaval

 

 

Recife e Olinda já vivem clima de carnaval

Já é carnaval em Recife e Olinda. A semana pré-carnavalesca foi aberta neste domingo (30) na capital pernambucana com o desfile do Bloco da Parceria, que reuniu uma multidão, na praia de Boa Viagem.

Neste ano, a novidade da festa foi a substituição dos trios elétricos pelo desfile de agremiações folclóricas típicas da cultura local como maracatus, caboclinhos, passistas e orquestras de frevo, além de cantores da terra como Alceu Valença.

Em Olinda, a animação foi comandada pelas Virgens do Bairro Novo, bloco formado por homens fantasiados de mulher, acompanhados por 14 trios elétricos e milhares de foliões. Segundo o coordenador do bloco, Fernando Andrade, 350 homens participaram do desfile, que completou 52 anos de tradição.

A cidade patrimônio da humanidade vai sediar hoje A Noite dos Tambores Silenciosos, um ritual da cultura afro, de reverência aos ancestrais. O evento, que envolve a participação de nove maracatus, será no largo do Rosário dos Homens Pretos, no bairro do Bonsucesso.

O ponto alto da festa é à meia-noite, quando os batuques silenciam por alguns minutos em sinal de respeito aos antepassados. De acordo com os organizadores, o ritual representa o sincretismo religioso resultado da imposição dos valores católicos e da resistência da cultura negra.

 

 

 

Author: Redação

Share This Post On