QUINTETO VIOLADO GRAVA SEU PRIMEIRO DVD

 

QUINTETO VIOLADO GRAVA SEU PRIMEIRO DVD

DVD 5 PEBA NA PIMENTA

 

            O Quinteto Violado “canta” sua história num dvd. O primeiro depois de mais de quaretna discos. O show será dias 12, 13 e 14 de abril, no SESC Vila Mariana, São Paulo. “Uma seqüência que conta  história da Música Popular Nordestina, no contexto da MPB, movida pelo espírito de vanguarda do Quinteto Violado”, nas palavras de Toinho Alves. São premiados alguns tópicos de seu repertório. Com a ajuda do poeta recifense Xico Bizerra que conta, em versos, o valor da banda e nela, quem é cada um. Cada um dos cinco, e esse 5 que é um.

 

No esqueleto do roteiro, seis módulos de espetáculo, envolvendo música e dança. Num cenário do pintor Manuel Dantas Suassuna e sua arte “animal e sacra” de um Nordeste parido, com asas e votos, os 5 são personagens vivos de sua própria história, de um passado/presente/futuro que está pra ser dito ao lado de convidados/amigos: Chico César, Dominguinhos e Geraldo Azevedo. Eles que compõem um quadro da música brasileira, com moldura criada e esculpida nos arranjos do Quinteto Violado.  Com seus “entalhes” profundos de elementos populares e instrumentos eruditos. Num repertório foi depurado e “bem curtido” em 34 passos – anos de trajetória musical…. A previsão de lançamento do dvd, intitulado “5 Peba na Pimenta”, é julho. A gravadora é a Trama (gravadora).

 

            Já na abertura, a proposta: cada “pimenta” ardendo no seu tempo, com suas características, serenamente, “enrubecendo” ao cantar suas “loas” e sua feliz história de “Retirantes”. Afirmada, em outros tempos até. Retirante do bem, que vai e volta para fazer ferver o “caldeirão” do seu lugar. Comove o povo, que se agita, e que saúda com orgulho sua glória!. Comemora ao dançar o Mergulhão – uma reprodução do momento que antecede o Cavalo Marinho, em suas apresentações. O Quinteto pede licença, e com a benção do Maracatu Piaba de Ouro e do Mestre Salustiano oferece um intercâmbio das danças de Pedro Salu e do paulista Ivaldo Bertazzo, com seus “cidadãos” dançantes.

 

            Pés  aflitos fazem o pedido: toque Quinteto, “for all” toque. Ouvidos e olhos também… A partir de abril, o Brasil – o mundo inteiro –  vai ver e ouvir, em DVD. O Quinteto de “Violados” Nordestinos, que desde meninos,  descobrem seus “versos”, numa busca que nasce no interior de Pernambuco. Músicas de seu Luiz (Gonzaga), Humberto Teixeira, Zé Dantas e Zé Marcolino.. De Guio Moraes a João do Vale, João Batista e Rivera. E do próprio Quinteto, de Toinho a Marcelo, de Dudu a Ciano, de Roberto a eles mesmos…   

 

Serviço:

DVD – Duração 1’10” – Menu com Making off.Gravação dia 14 de Abril de 2005, às 21:00.

SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – São Paulo – SP
CEP 04012-000
Tel: 5080-3000 ” Fax: 5539-4201
email@vilamariana.sescsp.org.br

Author: Redação

Share This Post On