QUARTETO SANTORO

  

Savio Santoro, viola
Paulo Santoro, violoncelo
Ricardo Santoro, violoncelo
Sandrino Santoro, contrabaixo

A história musical da família Santoro começa com um jovem italiano, Sandrino Santoro, que aos 13 anos de idade emigrou para o Brasil com a sua família.

Ainda na Itália, Sandrino recebe suas primeiras instruções de música, e aos 17 anos, já no Brasil, inicia seu estudo de contrabaixo. Dentro de algum tempo, torna-se uma das maiores autoridades do contrabaixo no Brasil e um dos principais responsáveis pela propagação deste instrumento no país. Foi titular da cadeira de contrabaixo na UNI-RIO e UFRJ, atraindo alunos de todo o Brasil, e freqüentemente é convidado a ministrar cursos de férias e a participar de bancas de concursos pelo país. Além disso, foi durante 30 anos, primeiro contrabaixo solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Seus filhos Paulo, Ricardo e Savio, por influência do pai, também optaram por seguir este ofício, com quem, desde seus 5 anos de idade, já obtinham suas primeiras noções musicais.

Paulo e Ricardo, gêmeos violoncelistas formados pela UFRJ com dignidade “Magna Cum Laude”, têm intensa atividade com o “Duo Santoro”, apresentando uma agenda quase incessante de concertos por todo o Brasil. Ambos são músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira e da UFRJ. Ricardo também é professor de Música de Câmara da Escola de Música da UFRJ e faz parte do “Trio Aquarius” (composto por Flavio Augusto, Ricardo Amado e Ricardo Santoro), grupo este que já se apresentou na Alemanha e nos Estados Unidos. Paulo especializou-se em violoncelo junto à Indiana University (Estados Unidos) em 99, e é professor de Violoncelo do Conservatório Brasileiro de Música. Em 2001, se apresentaram no Central Park e no Lincon Center de Nova York com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Savio é Bacharel em Viola pela UFRJ com dignidade “Summa Cum Laude” e Mestre pela Yale University (EUA), como bolsista da CAPES/MEC. Em 97 e 98, integrou-se à Jeunesses Musicales World Orchestra, realizando tournée pela Alemanha, Holanda, Suíça e Israel. É professor de Viola do Conservatório Brasileiro de Música e faz parte da Orquestra Sinfônica Nacional-UFF. Novamente agraciado pela CAPES, atualmente cursa o Doutorado em Música na Boston University (EUA).

A família Santoro, por unanimidade, recebeu da União Brasileira dos Escritores, o prêmio “Personalidade Cultural” do ano de 1995.

Contato: Ricardo Santoro

Author: Redação

Share This Post On