Prêmio Jorge Amado dará R$ 100 mil a cia de dança

  

 

 

 

Prêmio para Cia de Dança

O Prêmio Jorge Amado de Literatura e Arte 2005, lançado oficialmente ontem (dia 14) em Brasília, recebe até 29 de abril indicações de companhias de dança brasileiras, para concorrer a R$ 100 mil líquidos, um dos maiores prêmios nacionais na área artística. Anualmente, o concurso procura eleger, por meio de um júri, artistas brasileiros, ou estrangeiros residentes no país, ou instituições que tenham se destacado por determinada obra ou pelo conjunto. Cada ano, uma área artística é contemplada.

O concurso foi instituído em 2001 e, desde então, ganharam o prêmio o escritor Ariano Suassuna (2002), a atriz paulista Cleyde Yáconis (2003) e o compositor erudito catarinense Edino Krieger (2004).

Como funciona
Para a edição de 2005, a Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia já recebeu indicações de dançarinos, coreógrafos, corpos de bailes e grupos de dança. Os candidatos não podem se inscrever diretamente. É preciso que eles sejam indicados à Secretaria por uma instituição cultural.

O Júri, composto de profissionais da dança e presidido pelo secretário da Cultura e Turismo, Paulo Gaudenzi, reúne-se em Salvador para decidir por um único vencedor e indicar a expressão artística a ser premiada em 2006. O Prêmio será entregue na capital baiana, em solenidade pública presidida pelo governador Paulo Souto, dia 10 de agosto, data de aniversário de nascimento do escritor Jorge Amado.

Serviço
Prêmio Jorge Amado de Literatura & Arte – categoria Dança
Dia 10 de agosto em Salvador
Indicações podem ser encaminhadas até 29 de abril
Informações: www.sct.ba.gov.br / (71) 3116-4080 / premiojorgeamado@sct.ba.gov.br.

Author: Redação

Share This Post On