O filme “Araguaia, conspiração do silêncio” no Fórum Social Mundial 2

 

João Amazonas

Guerrilheiro no Araguaia

 

O filme “Araguaia, conspiração do silêncio” terá pré-estréia no Fórum Social Mundial.  

        O Fórum Social Mundial realizar-se-á no período de 26 a 31 de janeiro próximo, em Porto Alegre. Aos poucos, participantes de vários países e de todo o Brasil começam a chegar para este evento, que promete reunir cerca de 150 mil pessoas.

        Desta vez, o Fórum Social Mundial acontece em um novo contexto, em que o governo do PT e de Lula completa dois anos. Além de mais de 11 temas escolhidos como principais, outros seminários alternativos vão estar em debate tais como juventude, comunicação, gênero, sexualidade e cinema.

        Para agitar os cinéfilos presentes a este Fórum, a Deputada Luciana Genro (P-SOL/RS) estará promovendo o lançamento do filme “Araguaia; conspiração do silêncio”, do diretor Ronaldo Duque, e que tem no elenco a atriz Françoise Fourton  e o ator Norton Nascimento. A pré-estréia acontece no dia 31 de janeiro, às 19h no Auditório Dante Barone, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

        Contar a história da guerrilha do Araguaia é um ato de coragem. Uma história ainda obscura, que tem a maioria dos seus personagens principais ainda desaparecidos e objeto de uma luta apaixonada de seus familiares para reconstituir seus últimos passos.

        “Araguaia, a conspiração do Silêncio” é um filme que mexe com uma parte da história do Brasil que os livros ainda não contaram dignamente, negada por décadas pelo Exército brasileiro e ainda hoje razão de medo para os moradores da região. Ronaldo Duque enfrentou tudo isso e ao longo de 10 anos de trabalho colheu depoimentos de historiadores, sobreviventes, militares e parentes das vítimas, para, junto com Guilherme Reis e Paulo Simas, elaborar o roteiro que acabou sendo premiado.

 

 

Author: Redação

Share This Post On