Mostra Tico-tico Lá, Tico-Tico cá, A Leitura de uma Época


Divulgação

“O Tico-Tico era de fato a segunda vida dos meninos do começo do século XX, o cenário maior em que nos inseríamos para fugir à condição escrava de falsos marinheiros, trajados dominicalmente com o uniforme porém sem navio que nos subtraísse ao poderio dos pais, dos tios e da escola.” Eram essas as lembranças que o poeta Carlos Drummond de Andrade guardava da publicação infantil lançada no Rio de Janeiro em 1905. A mostra Tico-tico lá, tico-tico cá, A leitura de uma época, em cartaz na Biblioteca Nacional, apresenta as seções e personagens da Tico-Tico, primeira revista brasileira a incluir a história em quadrinhos em suas páginas. Além de exibir desenhos originais e exemplares raros, e lembrar de autores e ilustradores como Luiz Sá e J. Carlos, a mostra conta com uma revista virtual – com jogos interativos tirados da publicação impressa – e um banco de dados,  onde  o  público  poderá  consultar o acervo digital da

revista que retratou diferentes faces do cotidiano brasileiro e fez muito sucesso entre as crianças e jovens das primeiras décadas do século XX.

De segunda a sexta, das 10 às 17 horas, sábados, das 10 às 15 horas, no Espaço Eliseu Visconti, Rua México, s/n. Informações: (21) 2220-2504. Até 26 de abril.

Author: Redação

Share This Post On