Mestre Antunes Filho apresenta Foi Carmem Miranda

 

 

Mestre Antunes Filho apresenta Foi Carmem Miranda

Foto: Emídio Luisi/Divulgação

 

Curitiba, PR – Ao apresentar “Foi Carmem Miranda” durante a festa de lançamento do Festival de Teatro de Curitiba, o diretor Antunes Filho avisa ao público, que espera ansioso para apreciar seu mais novo trabalho, que o espetáculo não vai acontecer no palco, mas na cabeça e no coração de quem estiver sentado na platéia e, por isso, pede uma postura aberta de todos os que estão ali.

Quando abrem-se as cortinas, Antunes deixa claro que este não é um trabalho de reprodução das tão conhecidas dança, música, roupas e gestos da pequena notável. De forma simples e poética, o espetáculo apropria-se da figura mítica de Carmem Miranda para tratar de temas como arquétipos, estereótipos e fetichismo.

A idéia de montar Foi Carmem Miranda surgiu de um convite que Antunes recebeu para apresentar uma homenagem a Kazuo Ohno, durante as comemorações do seu centenário que acontecem no Japão. O criador do estilo butô foi um de seus mestres e foi com ele que Antunes aprendeu a trabalhar com o subconsciente no teatro. Aliás, esta é uma das chaves da obra do diretor brasileiro: recorrer ao impalpável para mostrar o que há por trás de cada acontecimento.

“Nos conhecemos em Paris quando Kazuo apresentava “La Argentina”. Em seus trabalhos, ele sempre capricha em roupas, chapéus e sapatos e, certa vez, me pediu para conseguir um sapato plataforma. Fiquei com esta imagem na cabeça e daí tive a idéia de homenageá-lo com uma montagem sobre a Carmem Miranda”, relembra Antunes.

Foi Carmem Miranda é singelo, poético e mostra uma harmonia possível entre o butô e o samba. Antunes foge da obviedade e retrata a pequena notável por dentro. A homenagem feita ao amigo Kazuo se tornou um presente também para o público brasileiro.

Serviço:
Foi Carmem Miranda
Direção: Antunes Filho
Elenco: Arieta Corrêa, Emily Sugai, Juliana Galdino e Paula Arruda
Data: 18 de março (sexta-feira)
Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria – Rua XV de Novembro, 1299
Ingresso: R$ 24, à venda no Shopping Estação e na bilheteria do teatro, uma hora antes

Por Gretha Schwerz

Confira a programação da Mostra Contemporânea do Festival de Teatro de Curitiba:

 

Festival de Teatro de Curitiba – Programação

Author: Redação

Share This Post On