Mad Maria. Pano de fundo a construção da ferrovia Madeira-Mamoré.

Mad Maria
Minissérie de Benedito Rui Barbosa, tem como pano de fundo a construção da ferrovia Madeira-Mamoré.

 

 

Mad Maria, minissérie de Benedito Ruy Barbosa, baseada no romance homônimo de Marcio Souza, com direção de núcleo de Ricardo Waddington, tem como pano de fundo um dos episódios mais intrigantes e dramáticos da nossa História: a construção da ferrovia Madeira-Mamoré. Reza a lenda que para cada dormente afixado sobre aquela região da Amazônia, nos cerca de 360 km em que a ferrovia passa, uma vida teria perecido.

Esta estatística hiperbólica, fantasia alarmente muito comum nos jornais da época, não deixa de ser verdadeira, pois naqueles trilhos, ou por conta deles, morreram mais de seis mil homens.  

Ligados por este vínculo macabro, que acaba por envolver todos os personagens, a trama se divide em duas partes principais. De um lado a dura rotina dos operários na frente de trabalho em plena selva, mais precisamente no acampamento da passagem do Abunã, última etapa de uma construção que levou seis anos para ficar pronta. De outro, os bastidores do poder na capital federal da República, no início do século XX. 

Ali estão aqueles que decidiam os rumos do país e, conseqüentemente, o traçado daquela ferrovia. Entram em cena políticos, empresários, damas elegantes, gente comum, todos membros de uma sociedade em formação.

 

Author: Redação

Share This Post On