Curso de Gestão Cultural

 

Curso de Gestão Cultural:

A Formação e a Capacitação de Agentes e Produtores Culturais

 

 

De 07 de maio e 28 de junho – Sábados – das 08h00 às 12h00
Carga Horária: 32 horas/aula (08 sábados x 4 horas/aula)

 

O QUE É O CURSO:

 

Este curso tem por objetivo preparar e orientar seus integrantes na produção e formatação de projetos culturais, apresentando técnicas de planejamento, gestão, Leis de Incentivo a Cultura e noções gerais de gerenciamento e desenvolvimento de projetos. O curso aborda também princípios administrativos, noções de legislação voltadas para a cultura, noções de comunicação e marketing cultural.

 

 

A QUEM SE DESTINA:

 

Artistas, agentes e produtores culturais. Estudantes e acadêmicos das áreas de comunicação, administração, marketing, artes e turismo. Profissionais de marketing, turismo e RH. Gestores públicos da área da cultura. Jornalistas e publicitários.

 

 

QUANTO/INVESTIMENTO:

Inscrições até o dia 20 de abril

 

Integrantes da ASSOCULT, ACEO e alunos da ESEEI e FAP:

à vista  R$ 150,00 (Cento e Cinqüenta Reais) ou 2x R$ 85,00 (Oitenta e Cinco Reais)

 

Para os demais interessados:

à vista R$ 250,00 (Duzentos e Cinqüenta Reais) ou 2x R$ 140,00 (Cento e Quarenta Reais)

 

Para inscrições efetivadas após o dia 21 de abril

 

Integrantes da ASSOCULT, ACEO e alunos da ESEEI e FAP:

à vista  R$ 180,00 (Cento e Oitenta Reais) ou 2x R$ 100,00 (Cem Reais)

 

Para os demais interessados:

à vista R$ 300,00 (Trezentos Reais) ou 2x R$ 170,00 (Cento e Setenta Reais)

 

 

LOCAL DAS AULAS:

CAMPUS DA FACULDADE ESSEI de Curitiba

Rua Chile 836 (Ao lado do Teatro Paiol – Prado Velho)

 

 

COORDENADOR E PALESTRANTE

 

Marcelo Miguel

 

Produtor cultural, poeta e escritor, Marcelo atualmente é o Coordenador do programa Pró-Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, onde tem ministrado cursos e treinamentos em diversas regiões do Paraná. Editor do Jornal e Revista Quixote e ex-Coordenador do Fórum Permanente de Cultura do Paraná.

 

MATERIAL DE APOIO

 

Os inscritos neste curso receberão uma apostila e um certificado de participação.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

CURSO DE GESTÃO CULTURAL – A FORMAÇÃO E A CAPACITAÇÃO DE AGENTES E PRODUTORES CULTURAIS

INSTRUTOR: MARCELO MIGUEL (Currículo em anexo)

 

 

AULA 01 – 07/05/2005 – SÁBADO

MÓDULO 01 – INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE

Considerações gerais sobre Arte e Cultura e sua conceituação. A arte e a sua utilidade. Os números da Indústria Cultural no Brasil.  As principais dificuldades da Produção Cultural no Brasil e as influências do processo de Globalização.  A marginalização e a discriminação da atividade artística. A Falta de Políticas Públicas para o Setor Cultural. A Falta de Profissionalização e a formação inadequada dos Agentes e Produtores Culturais. 

 

MÓDULO 02 – TÉCNICAS DE GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL

Os Profissionais da Cultura e da Gestão Cultural. O perfil do artista. Função e Formação do Agente e do Produtor Cultural. Os Dirigentes Culturais no Brasil. A formação dos profissionais da Cultura. Escolas e cursos regulares. Os instrumentos da Gestão Cultural.

 

MÓDULO 03 – TÉCNICAS DE GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL

Organização e planejamento de ações e projetos culturais. Os passos fundamentais. A coleta de dados e a  pesquisa de mercado. A construção do diagnóstico. A definição dos objetivos e metas. O planejamento Estratégico. Construindo a linha do desejo. Identificando o público alvo.

 

MÓDULO 04 – TÉCNICAS DE GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL

Organização e planejamento. A formatação de projetos culturais. Transformando idéias em projetos. Os principais requisitos de um projeto. As características e elementos de um projeto cultural. Tipos de projetos e sua função.

 

AULA 02 – 14/05/2005 – SÁBADO

MÓDULO 05 – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS LEIS DE INCENTIVO A CULTURA

As Fontes de Financiamentos aos projetos culturais. Evolução histórica das Leis de Incentivo à Cultura no Brasil e no mundo. A Lei Rouanet e suas características. A Lei do Audiovisual. Os Programas de apoio à cultura. Considerações iniciais. O Principio da Renúncia Fiscal e o Incentivo Fiscal.

 

MÓDULO 06 – LEIS DE INCENTIVO À CULTURA

Breve Histórico da Lei Rouanet. O que é a Lei Rouanet e como funciona o Mecenato subsidiado. Características, formulários e documentação exigida. O Fluxo de análise. Particularidades da Lei Rouanet. O Fundo Nacional de Incentivo a Cultura e suas características. A Lei do Audiovisual e suas características.

 

MÓDULO 07 –LEIS DE INCENTIVO A CULTURA

Fundo Nacional de Cultura – Características e particularidades da Lei Federal 8.313/91(Lei Rouanet) na utilização do FNC. Apresentação dos formulários e seu preenchimento. Processo de aprovação de projetos e a celebração de convênios.

 

MÓDULO 08 –LEIS DE INCENTIVO A CULTURA

Leis Estaduais de Incentivo a Cultura. Evolução histórica. Definição e estrutura de funcionamento do ICMS. Principais Leis Estaduais de Incentivo a Cultura no Brasil. Principais características. Alterações promovidas pela Reforma Tributária e perspectivas. O surgimento dos Fundos Estaduais de Cultura. Apresentação da Lei Faz Cultura da Bahia e da Lei Estadual de Santa Catarina.

 

AULA 03 – 21/05/2005 – SÁBADO

MÓDULO 09 – LEIS DE INCENTIVO A CULTURA

Leis Municipais de Incentivo a Cultura. Evolução histórica. Definição e estrutura de funcionamento do ISS e IPTU. Principais Leis de Incentivo a Cultura nas capitais brasileiras. Particularidades e diferenças.  Apresentação das características da Lei Municipal de São Paulo, Londrina e Curitiba. Características e Principais Dispositivos Legais. Característica dos Formulários e documentação exigida.

 

MÓDULO 10 – MARKETING CULTURAL

O que é Marketing e seus principais elementos. Teoria Geral do Marketing. Plano de Marketing.  Evolução Histórica e o Surgimento do Mecenato. O que é Marketing Cultural e quais são seus Objetivos. O que é Valor Agregado, Posicionamento e Segmentação de Mercado. Condições para a Eficácia do Marketing Cultural.  O Marketing Cultural e a construção da Marca. Conceituação de Patrocínio, Doação, Apoio, Promoção e Parceria.

 

MÓDULO 11 – MARKETING CULTURAL

O Marketing Cultural Voltado à Produção Cultural. Os procedimentos e as preocupações com o Produto Cultural. Identificando o Público Alvo. A construção dos Pontos de Distribuição. A Propaganda e a Publicidade voltada para a Produção Cultural. Noções gerais de Publicidade.

 

MÓDULO 12 – MARKETING CULTURAL

O Marketing Cultural Voltado às Empresas e Patrocinadores. O Que Leva uma Empresa a Investir em Cultura. A Mentalidade dos Patrocinadores Nacionais. Criando Critérios para a escolha de projetos e ações culturais.  A vantagem de quem patrocina um projeto cultural. A relação entre patrocinador e patrocinado. Os Mecanismos de fiscalização.

 

AULA 04 – 28/05/2005 – SÁBADO

MÓDULO 13 – PRODUÇÃO CULTURAL

Introdução ao estudo da Administração. Princípios gerais de administração. O que é gestão. Modelos de Gestão. As características e as etapas da Produção Cultural.  As Etapas da Produção Cultural. A Pré-Produção e suas principais características.  A preparação para o trabalho de captação de recursos. A Formação da Equipe de Trabalho. Principais preocupações.

 

MÓDULO 14 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS

A preparação para o trabalho de captação de recursos. Passos e etapas da captação. Construindo o planejamento estratégico.  A prospecção dos potenciais patrocinadores. O armazenamento e a gestão dos dados.  Técnicas e estratégias de Abordagem junto à iniciativa privada. O check-list final para a captação de Recursos. Possibilidades de apoios e patrocínios junto ao poder público. Formas alternativas de captação de recursos. Estabelecendo parcerias para a formação de um conceito.

 

MÓDULO 15 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DAS LEIS DE INCENTIVO

A preparação para o trabalho de captação de recursos. Técnicas e estratégias de Abordagem junto à iniciativa privada. O check-list para a captação de Recursos. Laboratório e simulação do processo de captação de recursos.

Programas diversos de apoio e incentivo à Cultura, mantidos pelo Poder Público e por instituições Privadas.

 

AULA 05 – 04/06/2005 – SÁBADO

MÓDULOS 16/17/18/19 – TÉCNICAS DE GESTÃO CULTURAL

A Produção e a gestão do projeto. Principais procedimentos. Características de cada segmento cultural. A Gestão na Literatura (produção de livros, revistas ou outras formas de publicações). No Teatro (Apresentação de peças e espetáculos). Na Música (Realização de shows e apresentações musicais). Música (Produção de CDs e outros produtos). Artes Plásticas (Organização de exposição e acervos). Cinema (Produção de audiovisuais de maneira geral). Patrimônio Cultural. Cursos e atividades de formação (palestras e workshops) Feiras, Festivais e outros eventos multidisciplinares.

 

AULA 06 – 11/06/2005 – SÁBADO

MÓDULO 20 – TÉCNICAS DE GESTÃO CULTURAL

A organização de eventos culturais e turísticos. Principais procedimentos e suas características. O Turismo Cultural e suas características.

 

MÓDULO 21 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA

O acesso à Cultura. Formas de distribuição do produto cultural. A Rede de Distribuição da Produção Cultural no Paraná e no Brasil.

 

MÓDULO 22 – TÉCNICAS DE GESTÃO CULTURAL

A Pós-Produção. Principais Características. Principais ações da Pós-Produção. A prestação de Contas e o início de uma nova fase. A confecção dos relatórios de avaliação. O relacionamento com os apoiadores e patrocinadores.

 

MÓDULO 23 – TÉCNICAS DE GESTÃO CULTURAL

Gestão de Espaços Culturais Públicos e Privados. O Planejamento Estratégico voltado para ocupação de espaços culturais. O relacionamento com a os artistas e com a comunidade. Formas de parceria e de gestão.

 

AULA 07 – 18/06/2005 – SÁBADO

MÓDULO 24 – ASSESSORIA DE IMPRENSA E JORNALISMO CULTURAL

O Planejamento, a organização e a elaboração do plano de comunicação para projetos culturais. O Desenvolvimento do trabalho de Assessoria de Imprensa para projetos culturais. Etapas do Trabalho de Assessoria de Imprensa e sua organização. Os Principais Instrumentos de trabalho. O texto jornalístico e suas características. A construção do press-release e sua distribuição. A formação do Mailing e a relação da Assessoria com os profissionais da imprensa. Noções de produção Gráfica e Editoração para a construção de material gráfico e promocional.

 

MÓDULO 25 – JORNALISMO CULTURAL

Jornalismo Cultural e suas características: O funcionamento da Mídia e suas particularidades. A Mídia Impressa. Jornais e revistas. Principais Características e seus elementos de linguagem. Estrutura de funcionamento destas empresas. A Mídia Eletrônica. O Rádio e a TV. Principais Características e seus elementos de linguagem. Estrutura de funcionamento destas empresas. A Internet e as agências de notícias: Estrutura de funcionamento destas empresas.

 

MÓDULO 26 – LEGISLAÇÃO CULTURAL

Introdução ao estudo do Direito – Da Personalidade e da Capacidade Jurídica. A Formação da Personalidade Jurídica; Noções e elementos constitutivos da Associação, Fundação, OSCIPs e das ONGs. Diferença entre Fundação e Associação. Como criar uma entidade. Modelos de Estatuto. A criação de uma Fundação Cultural.

 

MÓDULO 27 – LEGISLAÇÃO CULTURAL

Princípios gerais e características dos contratos jurídicos. A confecção dos contratos na produção cultural. Tipos de Contrato. Características e preocupações na confecção de contrato de prestação de serviços, contrato de locação de espaço, contrato de cessão de direitos e outros. Contrato de apresentação artística. Modelos de contratos.

 

AULA 08 – 25/06/2005 – SÁBADO

MÓDULO 28 – LEGISLAÇÃO CULTURAL

Noções gerais de legislação trabalhista. Leis de Regulamentação das profissões ligadas as atividades culturais. Principais características da Lei N. º 6.533. A atuação dos sindicatos e órgãos de classe.

 

MÓDULO 29 – LEGISLAÇÃO CULTURAL

Noções de Direito Autoral. Principais dispositivos legais. A propriedade intelectual e suas características. Apresentação da legislação existente.

 

MÓDULO 30 – POLÍTICA CULTURAL

Noção de Estado e elementos constitutivos do poder público. Fundamentos de política pública. O papel do governo no apoio e no investimento à arte. Estrutura política brasileira na área da Cultura. Legislação e funcionamento do MINC e seus organismos. Funcionamento da Secretaria de Estado da Cultura e seus principais organismos. Funcionamento das Secretarias Municipais de Cultura e Fundações Culturais.

 

MÓDULO 31 – POLÍTICA CULTURAL

Administração de Centros Culturais e do Espaço Cultural Público. Gestão Cultural voltada para organismos públicos. A formação dos Conselhos Consultivos de Cultura. Conselhos Municipais e estaduais de Cultura. Estrutura e funcionamento. A organização da Sociedade Civil. Principais entidades relacionadas à cultura.

 

MÓDULO 32 – POLÍTICA CULTURAL

Leis de preservação do Patrimônio Natural, Histórico e Cultural. Conceituação de Patrimônio material e imaterial.

Author: Redação

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