Cautelosos músicos comemoram projeto de Lei.

 

A música paranaense deve ganhar mais espaço nas emissoras de rádio com a nova lei que exige 20% de programação musical dedicada à artistas locais. O projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba, deve ser sancionado pelo prefeito Beto Richa, até o próximo dia 20. Caso isto não ocorra a lei entra em vigor automaticamente.

 

A lei animou os músicos da terra que vêm uma oportunidade de aumentar a cadeia produtiva do setor. “A lei é um importante passo para divulgar a música paranaense e quebrar o estigma do público que é alheio à produção local. Outra iniciativa importante, ainda não levada à votação é o projeto de lei que determina a abertura de shows internacionais e de artistas de fora de Curitiba, devem ser realizadas por artistas locais”, comentou André Alves Wlodarczyk, do Fórum Permanente de Música do Paraná que tem a coordenação do compositor e jornalista Cláudio Ribeiro.

 

Segundo o  Fórum Permanente de Música do Paraná , a execução de músicas nas 32 rádios curitibanas deve gerar benefícios da ordem de R$ 202.000,00 por ano para os músicos e autores do Paraná, com recursos arrecadados pelo ECAD – Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais. Dinheiro que ficará no estado.

 

O projeto de lei é do vereador Mario Celso Cunha (PSB), que diz ter apresentado a proposta depois de ouvir apelos de artistas de Curitiba. Pela proposta aprovada as rádios podem escolher o que vão tocar e o horário em que vão cumprir a lei. A exigência apenas é de que uma em cada cinco músicas seja de autor paranaense ou seja executada por um grupo daqui. As emissoras com programação nacional como Transamérica e Jovem Pan, devem dedicar os 20% de música paranaense

dentro do seu horário de programação local.

 

A fiscalização se as rádios vão cumprir a nova lei, ficou para a seção Paraná, da Ordem dos Músicos do Brasil, que pretende contratar cerca de 30 fiscais. Cada um ficará responsável por ouvir uma rádio e anotar as faixas locais.

 

Author: Redação

Share This Post On