As primeiras dificuldades

 

Como instalar uma antena para transmissão e manter uma grade de programação? Duas questões que precisavam de solução para a continuação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Novamente o Presidente Bernardes resolveu a questão. Permitiu que a Rádio fizesse uma hipoteca no valor de cem contos de réis no Banco do Brasil. Como este dinheiro a antena foi instalada e foram pagas as despesas iniciais.

 

Em seguida, o governo checoslovaco ofereceu à emissora seu pavilhão, construído para a comemoração do centenário da independência, localizado em frente à Santa Casa de Misericórdia. Junto com o pavilhão foram entregues móveis e quadros de artistas checos.

 

A programação era realizada pelos membros da Rádio Sociedade, que escolhiam os discos a transmitir, redigiam jornais falados e informativos culturais. O primeiro locutor foi Roquette Pinto que realizava, pela manhã, a leitura do jornal. Lia e comentava as notícias, situando-as no contexto nacional e internacional.

 

Para manter esta programação e arcar com as despesas, foi formado um quadro de sócios contribuintes onde cada um pagava uma mensalidade. No auge da Rádio Sociedade ela chegou a ter três mil associados.

Author: Redação

Share This Post On