Arnaldo Antunes lança disco e faz três shows na Espanha

 

Após o sucesso internacional de ´Tribalistas´, feito com Carlinhos Brown e Marisa Monte, Arnaldo Antunes lança ´Saiba´, um álbum em que demonstra que a música brasileira ´é fruto da positiva convivência cultural´.

Poeta, artista plástico, compositor e cantor, Arnaldo Antunes visita a Espanha para apresentar seu último disco em três shows: na sala Clamores de Madrid; no Centro Cultural Delicias de Zaragoza, na quinta-feira; e na sala Apolo de Barcelona, no sábado.

Em todos eles, Antunes fará a retrospectiva de uma trajetória musical de 22 anos, nos quais lançou sete discos solos desde sua saída, em 1992, do grupo Titãs, com o qual gravou outros sete álbuns.

Apesar desta longa carreira, a fama internacional chegou apenas com ´Tribalistas´, álbum que recebeu o Grammy Latino em 2003 e que foi disco duplo de platina em seu país e de platina em outros como Itália e Portugal.

Seu novo disco, ´Saiba´, tem também um pouco de Tribalistas, pois Marisa Monte e Carlinhos Brown também estão presentes em algumas das 14 músicas que formam o álbum. Mas, apesar destas e de outras colaborações, ´Saiba´ é, segundo o artista, ´um trabalho muito pessoal, muito íntimo´.

Tanto seus shows como seu novo disco refletem uma diversidade inclassificável como gênero musical ´em que se misturam samba, bossa nova, rock e reggae´, o que é ´muito natural para os brasileiros´.

E nisso, afirma, está o segredo do sucesso da música brasileira: ´Buscamos uma identidade musical através da mistura. No Brasil há muita diversidade, muita liberdade, muitas misturas de cores, sabores e ritmos, e a música é fruto dessa convivência não traumática com as diferenças.´

Saiba é também o título da canção que abre o disco, uma ´canção de ninar para adultos´ em que lembra que personagens como Einstein, Platão, Buda, Che Guevara, Bush e Saddam Husseim alguma vez foram crianças.

´Essa canção fala das condições primárias da humanidade, das coisas que nos igualam, porque todos nascem e todos morrem, todos sentem medo ou fome, todos somos de carne e osso, até os mitos´, diz o compositor.

Arnaldo Antunes afirma que o sucesso dos Tribalistas´ fez as pessoas terem ´mais curiosidade´ por sua obra. ´Mas isso é algo em que eu não penso quando trabalho. Nesse momento só penso na realização artística.´

Antunes diz que Carlinhos Brown, Marisa Monte e ele cada vez se sentem mais próximos, o que o faz não descartar um novo disco juntos. Com eles ´aprendi a colocar minha voz´.

fonte: Folha Online

Author: Redação

Share This Post On