25º Festival de Música de Londrina

 

 

O Festival de Todas as Músicas apresenta em Londrina, no 25º Festival de Música – FML, que começau nesta sexta-feira (8). Com direção artística do pianista Marco Antônio de Almeida, a edição deste ano estenderá seus acordes para seis cidades da região: Apucarana, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Maringá e Porecatu.

A primeira apresentação musical do evento acontece às 18 horas na Concha Acústica com o Clube do Choro de Londrina. Às 20h30, alunos do curso de música da Universidade Estadual de Londrina – UEL fazem um concerto no Teatro Zaqueu de Mello. A abertura oficial acontece no domingo (10) com a Orquestra Sinfônica da UEL – OSUEL e na segunda-feira (11) está previsto um concerto com a Orquestra Sinfônica do Paraná, no Teatro Ouro Verde.

A maioria dos cursos do FML vai acontecer no Colégio Estadual Hugo Simas. As aulas também serão ministradas no Colégio Evaristo da Veiga, na Casa de Cultura da UEL, Colégio de Aplicação e Associação Médica.

O Festival de Todas as Músicas tem início com o XI Simpósio Paranaense de Educação Musical, nesta sexta-feira, às 8h30, na Associação Médica de Londrina, sob a coordenação de Fátima Carneiro. “Por uma educação musical rizomática” é o tema desta edição do Simpósio, que acontece até o domingo (10).

Este ano o Festival de Música de Londrina oferece 64 cursos, ministrados por 51 professores, nas áreas de práticas de conjunto, cursos instrumentais e vocais, de regência, música histórica, oficinas de MPB e Choro, cursos especiais e para professores.

O Festival de Música de Londrina, na sua 25ª edição, mantém duas estruturas – pedagógica e artística – agora organizadas em Práticas de Conjuntos, Cursos e Oficinas, que se entrelaçam gerando novos valores e visões para a Criação, Vivência, Performance e a Educação Musical.

Essas estruturas procuram privilegiar todas as “músicas”, mantendo sempre o alto nível de performance dos músicos convidados. A programação pedagógica, com cursos ministrados por professores reconhecidos no Brasil e no exterior, propõe alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural presentes na nossa contemporaneidade. A sistematização das diversas áreas de estruturas visa possibilitar a variedade e abrangência de experiências musicais, além de facilitar a organização e escolha dos cursos, procurando garantir resultados integrados.

Com este formato o Festival de Música está programado para realizar-se no período de 08 a 23 de julho oferecendo mais de 60 cursos distribuídos nas seguintes áreas: PRÁTICAS de CONJUNTOS, CURSOS INSTRUMENTAIS e VOCAIS, CURSOS DE REGÊNCIA, CURSOS DE MÚSICA HISTÓRICA, OFICINAS DE MPB E CHORO, OFICINAS ESPECIAIS e CURSOS PARA PROFESSORES.
O FML sediará, neste ano, o Xl Simpósio Paranaense de Educação Musical propiciando o encontro de alunos, educadores, pesquisadores e comunidade em geral para o exercício da reflexão e da prática em torno da temática

-“por uma educação musical rizomática“-

A programação artística do Festival estará inserida nos mais diferentes espaços da cidade, tais como: teatros, praças, igrejas, escolas, universidades, creches, asilos, penitenciárias, hospitais, empresas e cidades da região. Durante o evento serão constituídos grupos de formação diversa: banda sinfônica, big band, orquestra sinfônica, coro adulto, juvenil, infantil e cênico, grupos de câmara, choro, jazz, MPB e montagens de espetáculos.

Ao preservar e dar continuidade a este evento, as Instituições Promotoras refletem o seu compromisso ético e político com a sociedade, associado ao direito de todos ao pleno exercício de cidadania, no qual a valorização da cultura é fundamental.

Comissão Deliberativa
Vera Maria Haj Mussi Augusto – Secretária de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná
Luciano Bittencourt – Secretário Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina
Lygia Lumina Pupatto – Reitora – Universidade Estadual de Londrina
Maria do Carmo Sucupira Duarte – Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina

Diretor Artístico
Marco Antonio de Almeida (www.marcoantoniodealmeida.com)

Comissão Organizadora
Luciana Ratzke – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná
Dora Barnabé – Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina
Vilson Gavaldão – Universidade Estadual de Londrina
Maria do Carmo Sucupira Duarte – Assoçiação de Amigos do Festival de Música de Londrina

Para saber mais sobre o festival acesse www.fml.com.br

Author: Redação

Share This Post On