MTur investe R$ 440 milhões em qualificação

Copa_Brasil_interna_jpg_1058132790Meta é treinar 306 mil profissionais da área de turismo que terão contato direto com os turistas durante a Copa do Mundo de 201o

Bem Receber Copa

De olho na Copa de 2014, o Ministério do Turismo (MTur) investirá R$ 440 milhões para qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013. Essa é a meta do “Bem Receber Copa”, um dos mais abrangentes programas de qualificação do país, que o ministro do Turismo, Luiz Barretto, lançou em São Paulo (SP).

“Temos muitos desafios a enfrentar até a Copa de 2014, e estamos dando neste momento um importante passo para vencer os desafios de qualificar profissionais que vão lidar com os turistas dos grandes eventos”, disse o ministro, para uma platéia de estudantes de hotelaria, representantes de entidades de classes do setor de turismo e autoridades públicas.

Durante a cerimônia, no Sindicato dos Empregados em Hospedagem e Gastronomia de São Paulo e Região, o ministro pode conferir resultados do Programa Olá, Turista!, que oferece cursos de inglês e espanhol para profissionais do setor. Barretto conversou, por meio de vídeo conferência, com a assistente de governanta Helizete Goulart, do Rio de Janeiro. Ela elogiou a iniciativa do MTur e, para provar que está tendo bom rendimento, despediu-se do ministro em inglês, idioma que aprende no curso ofertado pelo programa.

“O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos”

Esse é o slogan do Bem Receber, cujo objetivo é promover a qualificação de um padrão internacional para profissionais do turismo. A ação será implementada em parceria com entidades integrantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT) dos segmentos de Alimentação Fora do Lar, Transportes Turísticos, Receptivo, Hospedagem, Entretenimento, Negócios e Eventos.

No primeiro momento, profissionais que trabalham em contato direto com o turista serão atendidos: motoristas, camareiros, garçons, recepcionistas, pessoal de aeroportos, entre outros. Atualmente, o setor de turismo emprega 7,2 milhões de pessoas. Estima-se que 870 mil atenderão visitantes durante o mundial, que tem público estimado em 600 mil visitantes.

O MTur desenvolve projeto-piloto do qual participam 24.860 profissionais de cinco segmentos alvos do Bem Receber Copa. Está em curso também o programa Olá, Turista!, parceria com a Fundação Roberto Marinho, com oferta de 80 mil vagas em cursos de inglês e espanhol para trabalhadores do setor.

As entidades parceiras do Ministério do Turismo (MTur) no programa são: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) e Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *