João Pessoa: mais turismo, mais eventos, mais negócio

Um novo equipamento passa a fazer história no turismo paraibano: o Centro de Convenções do Cabo Branco Poeta Ronaldo Cunha Lima, obra majestosa de 48,5 mil m² e capacidade para cinco mil pessoas. O projeto, que recebeu R$ 32 milhões do Ministério do Turismo, inaugura uma nova estratégia de captação de eventos no estado. A primeira etapa das obras já está finalizada. A segunda será concluída em julho de 2013.

 

Segundo a diretora-presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, “o cenário para o turismo de eventos muda completamente” com a criação de um espaço para eventos de grande porte em João Pessoa. De acordo com a dirigente, a expectativa do órgão de promoção do turismo do estado é que o fluxo de turistas aumente 30%, passando dos atuais 1 milhão de visitantes anuais para 1,3 milhão. A taxa de ocupação nos hotéis, por sua vez, deve crescer de 10% a 15%.

 

“O turismo de sol e praia, o turismo cultural e o ecoturismo são nossos pontos fortes. Fortalecendo o turismo de negócios, transformaremos positivamente os nossos índices da baixa temporada, fazendo com que os visitantes fiquem por mais tempo e a economia turística gire”, comemora Ruth Avelino.

 

De acordo com o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, projetos estruturantes que fortaleçam o segmento estão na lista de prioridades da pasta. “O calendário de eventos está entre as principais estratégias para minimizar os efeitos da sazonalidade no turismo. Nossas ações incentivam o aumento do tempo de permanência no destino e do gasto médio do visitante”, afirma.

 

O SEGMENTO

O turismo de negócios e eventos é incentivado pelo Ministério do Turismo em 702 municípios brasileiros, que, nos últimos 9 anos, receberam aporte de R$ 395 milhões. Os recursos foram direcionados para a construção de centros de eventos/convenções e infraestrutura geral de apoio/acesso a esses equipamentos.

 

Author: Redação

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