Comendador Antonio Claret Rezende

O jornalista e advogado Antonio Claret de Rezende, receberá, em uma cerimônia organizada pelo Governo Japones, ainda este ano, em Curitiba, a Medalha e Comenda, distinção honorifica concedida por exceder em suas atividades, como comunicador e cidadão.

Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação. Quando surgiu na Idade Média, a recompensa tinha um significado bem diferente. Naquele tempo, a comenda era um benefício dado a membros do clero ou a militares que demonstravam valentia em batalhas. Geralmente, a comenda era algo valioso, como o título de propriedade de uma terra. Com o passar dos séculos, seu valor tornou-se simbólico, representado por diplomas ou medalhas.

Instituída pelo Governo japones, a comenda presta homenagem aos brasileiros que se destacaram na profissão e em atividades sociais e políticas.

Claret é profissional do jornalismo paranaense, e uma das principais referências em turismo no Brasil. Vem trabalhando de forma intensiva na difusão da cultura japonesa. A cada novo escrito seu é uma viagem. Ele faz com sua comunicação uma forma de canto ao amor. O jornalista sabe que o amor não faz o mundo rodar, mas faz com que a viagem valha a pena.

Filho de Deolinda Alves Rezende e de Antonio Pereira Rezende, casado com a escritora, filha de japoneses, Tereza Hatue de Rezende. Pai de Beatriz Akemi de Rezende, Leticia Yumi Rezende e Marcos Hideoshi Rezende, tem formação em direito e foi Secretario de Estado.

No passado, o jornalista também foi agraciado com a Medalha e Comenda do Rio Branco. Sempre escrevendo sobre fatos diplomaticos e sobre turismo.

Claret sabe que o turismo é um segmento capaz de quebrar barreiras entre culturas, promover a tolerância, o respeito e a compreensão mútua entre povos que se deslocam de um ponto a outro pelo, nada simples, desejo de conhecer o novo.

Além disso, a indústria do turismo, sabidamente uma das mais importantes atividades econômicas do mundo, é responsável pela movimentação de mais de outros 50 setores e gera centenas de milhares de empregos diretos e indiretos.

Exatamente por estas questões se reveste de grande importância o trabalho do jornalista e agora Comendador Claret Rezende presidente da Abrajet-PR, que escreve para inumeros jornais, para o Portal da Cultura Brasileira – Brasil Cultura e para o seu Diplomacia & Turismo.

Se antes o comendador (aquele que recebia esta distinção) tinha a obrigação de defender a terra recebida contra inimigos, hoje ele tem como missão a difusão da cultura em suas mais variadas manifestações. Assim como faz nosso Comendador, que recebe o título do Governo Japonês – Antonio Claret Rezende.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *