Cidades Patrimônio

É a humanidade quem declara: “este lugar é intocável, precisa ser preservado para todos.” É a humanidade quem reconhece: “este lugar tem história, tem cultura, precisa fazer parte da história e da cultura de todos.” Por fim, é a humanidade quem declara com pompa, circunstância e letra maiúscula: “estes são Patrimônios da Humanidade.”
É a humanidade, através da Unesco, órgão da ONU, quem define o que deve e o que não deve ser preservado para todos. Podem ser patrimônios culturais como monumentos, edifícios, ou áreas que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico, ou patrimônios naturais como formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais,  habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético.
O Brasil tem muitos patrimônios tombados pela Unesco e outros tantos que mereceriam mas ainda não foram. Um gigante de tanta  natureza é um patrimônio dos brasileiros. Mas é bem mais. É um patrimônio do Homem.

    Author: Redação

    Share This Post On